fbpx

Escrever um texto exige habilidade e concentração. Pode ser uma tarefa fácil ou desafiadora e isso depende apenas de você.

Quando sento para escrever, eu sempre penso na pessoa que lerá o texto. O que irá fazer sentido para ela e como eu posso ser clara e objetiva ao mesmo tempo, para dar uma dose ideal das informações que quero compartilhar.

Segundo Dimitri Vieira, editor-chefe do blog “Comunidade da Rock Content”, escrita é, sem dúvida, um dos recursos comunicativos mais preciosos que o ser humano tem à disposição. Basta pensar na relevância que as cartas, tratados, obras literárias, artigos na internet e outros documentos tiveram para a nossa história, que notamos a importância de aprender como escrever bem.

Mas como começar a escrever?

– Pense na ideia central. Pense no que você quer que o leitor entenda da sua mensagem;

– Não fique presa a uma rotina. Deixe sua criatividade fluir no seu tempo;

– Pratique. Escreva um pouco por dia, mesmo que seja apenas anotações de ideias, temas para conteúdos no seu negócio, copiar frases ou trechos que leu e entendeu como importante para você, pode ser até mesmo a prática da sua gratidão diária;

– Faça resumos. Registre as obras que você leu ou assistiu, além de praticar a escrita, você desenvolve sua capacidade crítica;

– Estude a Língua Portuguesa. Dedique tempo para consultar gramáticas e artigos na internet, procure palavras que tem dúvida, acentuação e concordância, por exemplo.

Vamos começar?

– Monte a estrutura do seu texto, pode ser um roteiro, um plano com tópicos, ou o que for mais fácil para você.

– Divida seus pensamentos em parágrafos. A escrita é uma expressão linear: uma ideia vem depois da outra, depois da outra.

Não adie

Escrever bem não é um esforço para super-herói, você pode desenvolver essa habilidade. Primeiro é preciso querer e em seguida praticar.

Torne seu conteúdo agradável para o seu leitor e deixe sua criatividade fluir. 

Mulher sentada a mesa, à escrever um texto.