Você sabe quais são as métricas do marketing de conteúdo e como mensurá-las? Saberia dizer se os seus materiais estão gerando o retorno que você esperava? Infelizmente, muitas empresárias ainda não sabem responder a essas perguntas e nem mesmo como medir o sucesso ou fracasso das suas produções.
Já vamos adiantando que, seja por meio de análises quantitativas ou qualitativas, é essencial que você saiba se o conteúdo que produz está efetivamente valendo o seu investimento, seja ele financeiro ou de tempo.
Neste artigo, vamos compartilhar alguns métodos de análise para te guiar na hora de você rever as estratégias de comunicação da sua empresa e de tomar decisões assertivas para o seu negócio.
Mas, antes disso, se você ainda não entendeu a importância de investir em marketing de conteúdo, dá uma olhada nesse vídeo:
Descubra como estão as visualizações do seu site
Não adianta ficar horas e horas na frente do computador escrevendo conteúdos para o blog da sua empresa, se você não souber se eles estão gerando tráfego para o seu site.
Algumas ferramentas como o Google Analytics e o SemRush, por exemplo, te ajudam a monitorar quais são os conteúdos mais visualizados pelo o seu público, tanto na sua própria página, quanto nas de seus concorrentes. Com esse indicador, você consegue perceber quais assuntos estão sendo considerados mais interessantes.
O contrário também é válido e pode ser observado com a aba de “taxa de rejeição”, que vai te mostrar qual é a porcentagem de visitantes que saem logo após entrarem no seu site. Com base nesses dados, você identifica quais tipos de conteúdos podem estar sendo rejeitados pelo o seu público ou, ainda, se há algum problema na estrutura do conteúdo que foi criado.
Outra métrica de marketing de conteúdo importante é a de visitantes únicos, pois ela consegue estimar o tamanho geral da audiência que visita o seu site, tanto diária quanto mensalmente, por exemplo, e quantas dessas pessoas são visitantes recorrentes. Ou seja, a partir daí começa a ser possível entender quais pessoas estão mais propensas a comprar o seu produto ou serviço.
Saiba se você está gerando leads com o seu marketing de conteúdo
Com o inbound marketing, você consegue entender toda a jornada de compras do consumidor na internet e, dessa forma, propor a ele ações eficientes para cada uma das etapas de vendas.
Mas para saber se essas ações estão funcionando, é preciso ficar atenta à informações como:
– Taxas de conversão de visitante para lead e de lead para cliente;
– Taxas de cliques nos e-mails;
– Preenchimento dos formulários do seu site ou landing page;
– Tráfego orgânico pelos mecanismos de buscas.
Essas métricas podem ser mensuradas através de ferramentas especializadas em inbound marketing, como é o caso da RD Station.
Lembre-se de que essas métricas de marketing de conteúdo te ajudam a identificar quantos novos leads você está gerando a partir de cada material, seja ele um e-book, artigo, infográfico ou e-mail marketing. Assim, você consegue descobrir quais formatos mais chamam a atenção da sua audiência.
Não deixe as métricas das redes sociais de lado
As redes sociais são uns dos principais pilares do marketing de conteúdo e, mesmo que o seu objetivo principal com elas seja gerar o reconhecimento da sua marca e não vender diretamente, é importante mantê-las sempre no seu radar.
Fique por dentro da quantidade de seguidores adquirida ou perdida com o passar do tempo. Também confirme se essa audiência está engajando com os conteúdos que você posta, seja por meio dos compartilhamentos, curtidas ou comentários. Com esses dados você pode entender se o público que te segue faz parte de uma base fria ou aquecida.
Já descobriu como estão as métricas de marketing de conteúdo do seu negócio?
Agora que você já descobriu como monitorar a sua produção de conteúdo para as redes sociais, blogs, artigos e demais formatos, te convidamos a colocar a mão na massa! Anote todos esses dados e tenha insights sobre novas estratégias de comunicação.
Se quiser que suas métricas de marketing de conteúdo cresçam ainda mais, entre em contato com a nossa equipe e conheça o Método RARO!