O novo estudo The B2B Marketing – Organization of Tomorrow feito pelo LinkedIn traz novas tendências e questões sobre o poder do marketing B2B e como as empresas devem começar a pensar em relação à tecnologia e promoção de lideranças mais antenadas e inclusivas.
A inteligência artificial está transformando a forma como as empresas B2B se conectam com seus clientes, assim como a liderança precisa começar a se transformar. Descubra como se preparar para essa nova era.
Marketing B2B: marketing do futuro
A pesquisa The B2B Marketing – Organization of Tomorrow, realizada pelo LinkedIn, revelou uma transformação profunda no cenário do marketing B2B. A inteligência artificial, por exemplo, está se tornando uma ferramenta indispensável para a personalização de campanhas e a automatização de tarefas. Profissionais de marketing que souberem aproveitar o potencial da IA terão uma vantagem competitiva significativa no mercado.
E isso passa pelo desenvolvimento de lideranças e da própria estratégia de comunicação. De acordo com o estudo, os próximos líderes do marketing B2B precisam ser mestres em tecnologia, já que o uso de IA no marketing cresceu 20% só em 2023 e a pesquisa mostra que 43% dos líderes apontam a falta de habilidades em IA como um obstáculo, destacando a importância do treinamento.
Além disso, pesquisa feita pela RD Station aponta que 55% dos profissionais de marketing já usam IA no dia a dia do trabalho agora em 2024 e essa tendência só tende a aumentar em 2025.
Além disso, com a IA será possível interpretar novos dados e melhorar a eficiência da produção de conteúdo e de publicidade.
“82% dos profissionais de marketing confiam em sua capacidade de demonstrar o impacto do marketing para a liderança. Análise de dados é a habilidade digital que mais cresce no LinkedIn.”
Criatividade estratégica
E mesmo com a questão tecnológica sendo um dos pontos cruciais para projetos dentro do marketing B2B, outro ponto muito importante é a questão da criatividade e da inovação dentro das estruturas.
Campanhas criativas e impactantes devem ser feitas a partir da combinação de técnicas “mais tradicionais” e também da tecnologia, já que 67% dos líderes aumentaram o investimento em branding e 88% dos CMOs defendem campanhas mais ousadas. A criatividade gera engajamento (61%) e reforça o share of voice (55%).
E você sabe qual a diferença entre imaginação e criatividade? Não? Então leia este artigo que produzi e entenda as diferenças.
Liderança, diversidade e inclusão
Equipes diversificadas trazem diferentes perspectivas e experiências, o que leva a uma maior variedade de ideias e soluções inovadoras para os desafios do marketing B2B. A inclusão promove um ambiente onde todos possam se sentir à vontade para compartilhar suas opiniões, o que resulta em decisões mais informadas e eficazes.
“78% dos CMOs afirmam que suas equipes são diversas em termos de gênero, e 75% em termos de etnia”
Uma cultura inclusiva aumenta o engajamento dos funcionários, a satisfação no trabalho e a retenção de talentos, o que é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer marca. Uma empresa que demonstra um compromisso com a diversidade e a inclusão tende a ter uma reputação mais positiva, o que atrai tanto clientes quanto talentos.
Como a liderança inclusiva impulsiona o marketing B2B:
- Foco no cliente: líderes inclusivos incentivam as equipes a colocar o cliente em primeiro lugar, buscando entender suas necessidades e expectativas de forma mais profunda.
- Inovação: ao criar um ambiente onde a experimentação e a tomada de riscos são valorizadas, a liderança inclusiva estimula a inovação e o desenvolvimento de novas estratégias de marketing.
- Colaboração: líderes inclusivos promovem a colaboração entre diferentes departamentos, o que facilita a implementação de campanhas de marketing mais eficazes.
- Adaptabilidade: em um mercado B2B em constante mudança, a capacidade de se adaptar rapidamente é essencial. Líderes inclusivos ajudam as equipes a serem mais ágeis e flexíveis.
Liderança que transforma: inovação nos negócios
Quer entender ainda mais sobre marketing, liderança e estratégia? Então confira este vídeo que a Madame Conteúdo produziu e saiba mais:
E se quiser se aprofundar ainda mais e desenvolver uma liderança estratégica que tenha a ver com as mudanças que o marketing B2B traz, entre em contato e vamos marcar uma consultoria!
Um pensamento em “Marketing B2B e seu futuro: desvendando tendências e desenvolvendo liderança”