Você está sempre vendo mais do mesmo? Essa é uma grande tendência que temos no meio digital, muitas pessoas falando do mesmo assunto. E falando do que é óbvio, fica morno… e não atrai audiência – atenção das pessoas.
Funcionamento do cérebro
Estudando neuromarketing, com Rejane Toigo e Arthur Paredes, compreendi que o óbvio causa frustração no nosso cérebro, ele é previsível e gera um desânimo em quem está do outro lado.
Já no mundo das palavras como marketing de conteúdo, ele não gera engajamento, não atrai audiência, não emociona, não cria conexão… afinal, não serve para nada.
Crie com qualidade
Um conteúdo de qualidade está nas primeiras páginas do google, está sendo salvo no instagram, está sendo compartilhado e disseminado para mais e mais pessoas, mas como criar algo que fuja do óbvio?
1- Conheça o seu público e saiba o que ele quer ouvir;
2- Use uma linguagem que de fato converse com a sua persona e faça a diferença no dia a dia dela;
3- Se coloque no lugar do seu público e fuga do comum. Crie conteúdos diferenciados, interativos, diversificados;
4- Crie uma comunicação aberta. Traga o público para perto e peça opinião, busque saber o que acontece com ele e o que ele gostaria de ver nos seus canais de comunicação como pessoa e marca;
5- Invista em formatos diferentes, ou seja, faça textos, vídeos, imagens, dicas, ideias para chamar atenção e ganhar relevância;
6- Crie um jogo de gamificação. Faça seu público receber algo divertido com interatividade, transformando-o em uma maneira única da sua marca;
7- Seja autêntica e responda para a sua audiência como se realmente estivesse conversando com ela cara a cara. Evite robotizar essa comunicação, isso torna a sua marca fria;
8- Esteja ligada ao que acontece de novo e também às tendências, trazendo isso para o seu público colocando o seu ponto de vista.
Se tiver dúvidas, evite assuntos polêmicos, use o bom senso para saber quais posicionamentos você deve falar abertamente.
Medo da mesmice
Se você não está produzindo com medo de ser óbvia, nada melhor do que fazer o teste.
Ouse na forma de se comunicar e veja como o seu público reage. Evite falar mais do mesmo e fale o que faz sentido com o seu mercado, com a sua marca, com a sua expertise.
No meio digital, fazer testes é a melhor forma de se aproximar da sua persona.
Se quiser mais dicas, deixe aqui no comentário para eu ver como posso te ajudar. Vamos crescer juntas!
Um pensamento em “O que é óbvio não atrai audiência”