Você tem produzido um conteúdo autêntico na sua marca? Para se diferenciar, nada melhor do que ter uma comunicação verdadeira com quem é você e com os valores da sua marca.

Com o aumento de fake news, quem é autêntico é rei! São textos criados com seriedade que fazem conexão com o público sem distorcer ou gerar ruídos.

Conteúdo autêntico: como produzir um?

Só somos capazes de escrever sobre algo que dominamos. Se você trava quando senta para escrever sobre algo, significa que você precisa estudar mais sobre determinado tema para se sentir mais confortável. 

Veja dicas práticas para usar nos seus textos e começar a escrever conteúdos autênticos:

  • Fontes devem ser usadas para construção de referências, mas um conteúdo autêntico também leva em consideração a sua opinião. Ou seja, reúna ideias que você acredita e escreva o seu ponto de vista. Assim, você cria o seu conteúdo de forma que reflita a sua marca;
  • Tente sentar e colocar no papel um texto corrido sobre sua opinião com relação a um tema e o que você sabe. Exemplo: no meu caso, seria marketing de conteúdo e digital. Depois, divida esse conteúdo em pequenos blocos, você vai perceber que tem uma série de conteúdos sobre um tema específico ali. Essa ideia pode ser abordada de várias e várias formas;
  • Não tenha uma única fonte como ponto de partida, tenha várias. O hábito de ler, estudar e pesquisar é crucial para quem faz seu próprio conteúdo, por isso crie um banco de ideias para ir salvando insights;
  • Escreva como se você estivesse dando uma aula, contando uma história. Seja didático, enriqueça seu conteúdo com detalhes para que seu público compreenda a sua mensagem;
  • Encontre seu tom. Seu texto lido precisa ter a mesma expressão de uma conversa. É como se você estivesse falando com uma pessoa. Quais as suas expressões, como é você no dia a dia? Isso também deve ser refletido no que você escreve e comunica. Seu texto tem que ter o seu jeito de ser e agir;
  • Cite fontes sempre que necessário. Gostou de uma frase de fulano, coloque o nome dele. Curtiu algo que cicrano comentou, cite-o. Citar fontes mostra o quanto você pesquisa e agrega valor para o que você faz,  evitando qualquer tipo de dor de cabeça que possa ser visto como plágio;
  • Tente contar para as pessoas como você faz as coisas que faz, demonstrando os seus diferenciais e como você ajuda quem precisa dos seus serviços ou produtos;
  • Compartilhar frustrações, medos e decepções também pode ser interessante, se você sentir que seu público está aberto para isso;
  • O seu conteúdo deve existir para ajudar quem está do outro lado da tela. Seja inspirando pessoas, fornecendo informações relevantes sobre sua área, ensinando…;
  • Coloque sentimento, intensidade no que você escreve, e expresse suas ideias (até aquelas que você considera meio doida, ou estranha). 

Como você pode usar suas experiências pessoais para ajudar seu negócio?

Na comunicação, usamos muito uma estratégia chamada ‘Storytelling’. Que nada mais é do que a arte de contar histórias. É algo bem antigo. Afinal, nós vivemos de histórias, elas sempre foram a forma mais eficaz para se comunicar. É uma estratégia muito usada porque é um modo de fazer com que os clientes reparem no seu negócio.

2 dicas para ter um conteúdo autêntico e relevante

Seja autoral

O princípio de conteúdo autêntico é aquele que tem produção própria, que trabalha em cima do discurso que adota e expõe para o seu público. 

Por isso, pesquise e escreva seus próprios textos. 

Influência nas redes sociais

A originalidade do conteúdo impacta as pessoas e gera a propagação de uma ideia por meio de compartilhamentos, marcações de perfis nos comentários da publicação e viralização. É nisso que o conteúdo autêntico consegue se destacar, por exemplo.

Com esse poder de propagação é de extrema importância se certificar que o conteúdo é verdadeiro. Fotos ou discursos falsos vão gerar impactos e conversas que prejudicam a marca ou negócio.

Como foi o caso da pesquisadora Joana D’Arc Félix. A falta de veracidade em detalhes importantes do discurso dela poderia arruinar uma campanha de marca e até mesmo manchar a imagem de uma empresa. 

Conteúdo autêntico da vida real

O inspirado ou baseado em fatos sempre chamam mais atenção e categorizam uma publicação autêntica. É importante a marca ou influenciador trabalhar com aquilo que é tangível a outras pessoas.

Use a estratégia de conteúdos

O conteúdo digital não pode ser separado da vida real, das conexões humanas ou distanciar, por meio da tela, o público. Pelo contrário, a comunicação tecnológica veio para criar identificação.

Portanto, é um trabalho que deve ser realizado com estratégia para alcançar objetivos, dos quais podem ser financeiros, mas sem a autenticidade da informação, a credibilidade duvidosa pode criar ruídos irreversíveis para a empresa.

Se quiser saber mais como realizar esses passos com efetividade na sua marca, deixe o seu comentário para que eu possa te ajudar na jornada!