O instagram vem se tornando cada vez mais um canal de comunicação para todos os segmentos de negócios. De acordo com pesquisa da SocialBakers, o Instagram teve 20 vezes mais engajamento do que o Facebook, em 2019.

Separei algumas dicas para você ter sucesso usando esse aplicativo na sua empresa para ter mais qualidade e efetividade com sua audiência.

Depois de baixar, criar uma conta com login e senha, colocar foto e uma bio atrativa (se quiser saber como, clique aqui) você está pronta para seguir esses passos:

Seguidores

Para ter seguidores e ganhar sempre mais, você precisa postar conteúdos de qualidade com informações relevantes e de valor para sua persona.

São milhares de perfis novos criados diariamente, por isso se quiser se destacar, precisa se dedicar e fazer coisas diferentes para que acompanhem seus conteúdos.

Lembrando que seguidores não significam vendas, por isso, foque em ter seguidores que são efetivamente sua persona, do que ter apenas números altos, que no final das contas nada compram da sua empresa.

Explore hashtags

Hashtags são aquelas palavras-chave que vêm logo após o símbolo “#”, são palavras que trazem dinamismo e quando clicada é possível ver diversas publicações que a usaram.

Por isso, use hashtags de baixo, médio e alto alcance, fazendo pesquisas diretamente no instagram e procure as que estão relacionadas ao seu perfil.

Por isso, é tão comum que perfis de moda utilizem #lookdodia, #tendência, #fashion e outras hashtags que ajudam a categorizar seus conteúdos, por exemplo, — e assim, cada segmento utiliza as tags que melhor se aplicam à sua realidade.

Você também pode seguir hashtags, o que amplia ainda mais as chances de você ser encontrado por meio delas e ganhar curtidas no Instagram.

Interação

Sempre responda comentários e crie um vínculo. Você pode também acompanhar postagens de outras marcas e curtir, comentar e compartilhar nos stories, por exemplo, algo que seja pertinente com a sua empresa e com seu público.

Outra dica é responder os comentários das suas publicações nas primeiras horas depois de postadas. Isso vai fazer com que o algoritmo da rede social entenda que seu conteúdo é relevante e o apresente a uma audiência ainda maior.

Frequência

Mapeie a faixa de horário em que suas publicações têm maior engajamento e use a favor da sua marca. Alguns são mais vistos em horários comerciais, outros à noite, outros logo cedo e essa variação acontece conforme o perfil do público que você atua.

Lembrando que existem horários padrões do instagram que são a cada 3h, ou seja, picos nos horários das 9h, 12h, 15h, 18h e 21h. Encontre o mais indicado para o seu negócio.

Além disso, veja os melhores dias para postar. Pode ser todos os dias ou menos, o ideal mínimo é 3 vezes na semana. Você precisa considerar também sua capacidade de produção de conteúdos, tanto escritos como em vídeos, para que tenha efetividade.

Se hoje ainda é baixa, comece com menos e vá aumentando aos poucos.

Não compre seguidores

A melhor forma de aumentar sua base de seguidores nessa rede social é de forma natural. Por isso, você não deve comprar seguidores no Instagram.

É melhor ter um número menor de seguidores, que realmente interagem com seu perfil, do que um número grande, que nem vê suas publicações. Construa um perfil de qualidade e você terá uma audiência de qualidade.

Observação:

Lembre-se de criar ou mudar para conta comercial para conseguir analisar as métricas e entender cada vez mais sua persona.

Como ter sucesso no instagram?

Depois dos passos anteriores, você precisa ficar de olho nessas atividades:

  1. crie a sua conta comercial e analise os seus dados;
  2. desenvolva um cronograma de publicações para postar nos seus melhores dias e horários;
  3. liste os temas/pautas que irá trabalhar nas próximas semanas;
  4. teste os recursos disponíveis no Instagram;
  5. faça melhorias contínuas ao analisar seu crescimento.

Conclusão

Nada acontece do dia para noite, para ter efetividade no instagram, você precisa criar uma estratégia e ter planejamento para fazer acontecer. Por isso, entre nesse canal diariamente, investimento 1h por dia, no mínimo, para interagir e responder comentários, por exemplo, e também crie uma organização, seja ela semanal, quinzenal ou mensal para produzir seus conteúdos.

Se quiser saber mais, entre em contato para conhecer meus serviços de #marketingdeconteúdoestratégico