Estabelecer uma relação com seu público é a melhor maneira de fidelizá-lo. O Marketing de relacionamento ou o relacionamento com o cliente é um conjunto de estratégias que constrói e dissemina a marca fazendo a prospecção, fidelização e criação de autoridade do seu negócio no mercado.

O objetivo é fazer com que as empresas conquistem e fidelizem clientes, para que os mesmos possam ser tornar defensores e divulgadores de sua marca.

Em meio a grande quantidade de informações que recebemos todos os dias, você já teve alguma experiência muito positiva com alguma marca a ponto de se tornar cliente fiel do produto e ser um verdadeiro disseminador dele?

Se você teve essa experiência pessoalmente, ou se já a presenciou de alguma forma, com certeza não vai esquecer. Afinal, quem é que não gosta de ser bem tratado e de se sentir especial?

Por que o marketing de relacionamento é importante?

Segundo a “Resultados Digitais”, a verdade é que o Marketing de Relacionamento é uma estratégia complementar a várias outras que você pode utilizar. Entretanto, é essencial saber que ela contrasta com a abordagem do marketing mais tradicional, que se concentra em divulgar alguma coisa sem se preocupar muito bem com o momento do seu possível cliente.

No modelo que não preza pelo relacionamento, o cliente pode não voltar a adquirir algo da marca no futuro ou pode até mesmo desistir de uma compra. Enquanto isso, as organizações que combinam elementos de marketing tradicional com o de relacionamento conseguem colocar o cliente no papel mais importante para o sucesso da empresa.

Como aplicar no conteúdo?

1. Seja empático

Talvez essa seja uma das dicas mais simples e pouco praticadas nas empresas. Na hora de se relacionar com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Pare e pense: quais são as suas reais necessidades? Se você fosse o comprador, como gostaria de ser tratado?

2. Invista na confiança

Não tem jeito, confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no seu relacionamento, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Quando você acompanha de perto tudo o que ele diz,  as  chances de você conquistá-lo são muito grandes. Lembrar de pequenos detalhes na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa também fazem muito a diferença para construir essa confiança.

3. Resolva os problemas rapidamente

A resolução de problemas é a parte que você deve tomar mais cuidado.

Pense nele e não na empresa. Tente resolver o imprevisto com competência o mais rápido possível. Feito isso, não deixe as ligações e os e-mails de lado. Sempre pergunte se está tudo bem, como foi o atendimento.

Na prática com as palavras

Sendo assim, crie o seu conteúdo como se fosse uma conversa, trazendo sempre a sua persona no foco do problema e a sua marca como solução para as suas ‘dores de cabeça’.

Escreva textos que demonstre como você se preocupa com ele e abra um canal direto para que ele possa entrar em contato, seja pelas redes sociais, pelo site, pelo blog, por um app de mensagem instantânea, não importa aqui a ferramenta e sim que você deixe claro que ele pode contar com você.

Em um mercado que cada vez mais é formado por empresas de receita recorrente e onde o custo de um novo cliente é 7 vezes maior do que o de reter um cliente antigo, o Marketing de Relacionamento é a escolha mais sábia para fazer seu negócio sobreviver e prosperar.