Quer saber como usar o marketing de conteúdo no seu negócio para alcançar o público-alvo e potencializar sua comunicação com relevância? Confira 5 metas de marketing de conteúdo.
Não basta criar materiais que atraem, envolvem e convertem se você não tem metas de marketing de conteúdo na sua estratégia, e por isso preparei esse conteúdo, porque essa é uma dúvida que sempre recebo.
Comece pelo final
Segundo Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital e reconhecido entre os Top 100 empreendedores com menos de 30 anos, para criar um conteúdo de sucesso, comece pensando no final.
Listar os objetivos de um conteúdo vai ajudar você a decidir se está criando o conteúdo certo, no tempo certo.
Para estabelecer metas para os seus posts, vídeos, infográficos e mais, você precisa examinar os objetivos organizacionais de sua estratégia de marketing de conteúdo e ver como um potencial conteúdo se integra a eles.
Quais metas de marketing de conteúdo valem a pena?
Confira algumas metas que são eficazes para o seu planejamento de comunicação, que como especialista em marketing de conteúdo eu sempre recomendo:
1. Produza conteúdos relevantes
Para isso, você precisa saber as necessidades do seu público e com isso, trazer conteúdos para os potenciais consumidores com informações verídicas, interessantes e educativas.
Escreva conteúdo que desperte no consumidor uma necessidade de algo – e tenha certeza de que a eficácia de atração, nutrição e conversão da sua estratégia de marketing, ao longo prazo, será muito mais rentável.
2. Crie confiança
Mostrar um posicionamento é importante para ter atenção do público e fazer com que ele se sinta seguro ao consumir os conteúdos da sua empresa.
O consumidor em potencial poderá perceber quanto você conhece o tema sobre o qual trabalha e que sua empresa tem autoridade no setor em que atua. Também pode ter uma visão sobre a personalidade da empresa, como vocês se colocam no mercado e se essa visão combina com a dele a ponto de fazê-lo querer se aproximar mais e adquirir seus produtos ou contratar seus serviços.
3. A marca é uma experiência
Mostrar valores ou estilo que estão ligados à sua marca, é mostrar essas experiências através dos produtos ou serviços, como, por exemplo, as empresas:
- Apple oferece mais que computadores e celulares, a inovação;
- Nike mais do que tênis e artigos de esportes, oferece um estilo de vida atlético e saudável;
- Coca-Cola, mais do que uma simples bebida, quer vender a felicidade ao abrir uma garrafa;
- Tramontina, mais do que ferramentas de cozinha, quer oferecer profissionalismo para a cozinha da casa.
4. Seu negócio é a solução para o consumidor
Através de boas informações, oferecer o seu negócio como algo que pode, além de suprir uma necessidade do potencial cliente, facilitar sua vida e lhe proporcionar alguma solução.
Isso é uma consequência do Marketing de Conteúdo, quando um bom trabalho é feito de forma estratégica.
5. Audiência apaixonada
O conteúdo – e, especialmente, o conteúdo compartilhado por clientes satisfeitos – é uma das formas mais poderosas para chegar a qualquer objetivo de negócio.
Seu objetivo final pode ser criar uma comunidade de embaixadores preparados para lutar por sua marca.
Explorar, criar e entregar valor
O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
Marketing de Conteúdo vai muito além de escrever. Na verdade, essa é a menor parte. Antes é necessário definir objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar. Entenda como fazer um planejamento consistente para obter bons resultados!
Por isso, trace uma dessas metas ou algumas delas que se encaixam no seu negócio para utilizar o marketing de conteúdo no seu negócio. Tem dúvidas de como seguir? Entre em contato comigo!