O Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são conceitos relativamente novos, e se complementam, por isso trago o tema à tona para explicar mais. Os dois conceitos se relacionam, mas não são iguais e isso gera muita confusão para quem quer aprender mais e usar os conceitos no negócio.
Inbound Marketing estratégico
O Inbound Marketing é um planejamento amplo, completo, no qual as principais estratégias do marketing digital se aplicam. O conteúdo é um dos pontos fortes das campanhas de Inbound.
Fazendo uma analogia, se o Inbound marketing fosse um motor de carro, o conteúdo seria a bateria. Para isso, o Inbound usa estratégias como SEO (search engine optimization), tráfego orgânico e tráfego pago, além da produção de conteúdo, para atrair o cliente certo, na hora certa e no lugar certo.
Marketing de Conteúdo
A ideia é informar as pessoas com conteúdo de qualidade, para que no futuro elas não só tenham a sua empresa como referência, mas também se tornem clientes do seu produto ou serviço.
Isso porque, hoje em dia, as pessoas buscam informações, principalmente na internet, sobre produtos e serviços antes de comprar.
Por isso, é essencial que quando seu público procurar por informações relevantes sobre temas relacionados à sua área de atuação, encontre em seus canais o conteúdo que busca.
Um existe sem o outro?
Para que o Inbound Marketing esteja aplicado na empresa, ele precisa do Marketing de Conteúdo para criar conteúdos de relacionamento e conexão com o público.
O Inbound começa com o objetivo de atrair visitantes para o seu site/blog e termina com um cliente extremamente satisfeito que tende a promover sua marca de forma altamente positiva, gerando novos clientes para o negócio.
Num contexto geral, é preciso que conteúdo relevante e de qualidade seja criado, publicado e compartilhado. E isso no site, no blog e nas redes sociais. É nesse momento que o marketing de conteúdo entra em cena.
Diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Inbound Marketing reúne várias técnicas para atrair e converter possíveis clientes por meio de conteúdos de valor.
Logo, o Marketing de Conteúdo é uma peça importante dentro do Inbound Marketing. São metodologias complementares.
Para funcionar de verdade, o Marketing de Atração precisa da produção e distribuição de conteúdo. Um não funciona bem sem o outro. Porque para vender você precisa atrair potenciais clientes… E essa atração, na internet, é feita por meio da criação de conteúdo de qualidade.
Estratégias do negócio
Se a sua empresa não tem uma estratégia de Inbound Marketing e a criação de conteúdos relevantes com o Marketing de Conteúdo, ela está perdendo potenciais formas de divulgação, de clientes e de vendas, consequentemente.
E para funcionarem, você precisa conhecer o seu mercado, a sua persona, ter clareza dos seus diferenciais e se comunicar de forma efetiva.
Se ainda tem dúvidas entre a diferença do Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, deixe nos comentários, combinado?