Conteúdos persuasivos são aqueles que trazem uma comunicação voltada para vendas, anúncios e propagandas para direcionar o consumidor a realizar uma ação, ou seja, que a conversão aconteça com o que está sendo ofertado.
É conhecido como copywriting com o uso de palavras que mexem realmente com a audiência, fazendo com que não tenha dúvidas de que realmente precisa comprar de determinada marca.
O que é copywriting?
Copywriting é a técnica de produzir textos persuasivos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou serviço, aumentando, assim, a conversão em vendas de uma empresa.
Sempre tem uma chamada para ação de maneira mais forte e urgente, usada nas estratégias de atração do Inbound Marketing e na jornada de compra com o consumidor.
Separei algumas técnicas que podem ser usadas na copy:
- entender melhor o produto ou serviço;
- conhecer o consumidor;
- fazer uma pesquisa com clientes;
- analisar a linguagem;
- utilizar o título para introduzir as vendas;
- dar ênfase às funcionalidades e aos benefícios;
- utilizar depoimentos como prova social;
- falar menos do produto e mais do cliente;
- convocar as pessoas;
- fazer o fechamento da copy.
AIDA e os conteúdos persuasivos
O modelo AIDA (acrônimo de Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é comprovadamente um dos melhores métodos para fazer com que as pessoas passem de um ponto A para um ponto B.
1. A — Atenção
A primeira parte é fazer com que seu texto chame a ATENÇÃO da pessoa que está lendo um conteúdo ou assistindo a um vídeo de vendas.
2. I — Interesse
Agora é preciso despertar o interesse na pessoa. Esse passo é prender o prospect para que ele continue engajado na comunicação do seu negócio.
3. D — Desejo
Agora é hora de trabalhar as emoções, fazendo com que a pessoa tenha vontade de comprar ou realizar algo que você está falando.
4. A — Ação
Se ela passou pelas etapas anteriores, agora é hora de acontecer o fechamento com uma ação. Ou seja, ela precisa clicar em um botão ou link para comprar o que está sendo ofertado.
Copywriting é para todos os negócios que querem criar conteúdos persuasivos?
Sim, todo negócio pode usar a copy para construir conteúdos persuasivos, para isso é preciso ter clareza dos interesses e necessidades do público, como conhecer muito bem a jornada de compra do seu cliente.
Use depoimentos e seja direta em sua mensagem, evitando enrolar a audiência. Quanto mais firmeza e clareza tiver, melhor será a persuasão nessa comunicação.
Gostou de saber mais sobre conteúdos persuasivos? Deixe nos comentários se você já aplica ou quer aplicar na sua empresa.