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Mensuração de dados: essencial para impulsionar a liderança

Os dados são hoje um dos principais ativos para empresas e também para lideranças que querem impulsionar projetos.  Mas você sabe como aproveitar todo o potencial que essas informações oferecem? A mensuração de dados é a chave para tomar decisões estratégicas e impulsionar o crescimento de qualquer marca, projeto ou negócio.

Mais qualidade, menos quantidade

A confiabilidade das análises dos dados é o que vai fazer com que as decisões tomadas sejam mais estratégicas, por isso que a qualidade dos dados é mais importante que a quantidade. 

Dados imprecisos ou incompletos podem levar a conclusões equivocadas e prejudicar o desempenho do seu projeto. 

As três eras dos dados: entenda como a forma de utilizar informações evoluiu

A forma como as empresas utilizam os dados passou por diversas transformações ao longo do tempo. Inicialmente, a escassez de dados era um grande desafio. Com o avanço da tecnologia, entramos na era da abundância de dados, na qual a quantidade de informações disponíveis explodiu. 

Atualmente, vivemos a era da inteligência de dados, em que a análise e a interpretação dessas informações se tornaram mais sofisticadas, permitindo extrair informações completas. 

Transformando dados em ações, sempre com segurança

Um dos desafios que a era da inteligência de dados enfrenta é sobre a segurança dessas informações – e principalmente do usuário. E o uso desses dados precisa ser feito de acordo com as leis de privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, tem como principal objetivo proteger os seus dados pessoais, garantindo a privacidade e segurança. As empresas e as lideranças precisam se atualizar constantemente, para extraírem e modelarem dados com ética.

Alguns pontos para se atentar: 

  • Seja claro sobre a coleta de dados: informe os usuários de forma clara e concisa sobre quais dados estão sendo coletados, como serão utilizados e por quanto tempo serão armazenados.
  • Obtenha consentimento explícito: garanta que os usuários concedam seu consentimento antes de coletar qualquer tipo de dado pessoal. Esse consentimento deve ser livre, específico, informado e inequívoco.
  • Proteja os dados: implemente medidas de segurança para proteger os dados coletados de acessos não autorizados, perda, divulgação ou modificação. Utilize criptografia, firewalls e sistemas de detecção de intrusão.
  • Utilize os dados para a finalidade declarada: utilize os dados coletados exclusivamente para os fins informados aos usuários no momento da coleta. Evite o uso de dados para finalidades secundárias sem o consentimento explícito do usuário.

Entender as informações adquiridas é entender sobre aceleradores de crescimento para marcas e lideranças. Posto isso, a transformação dos dados coletados em estratégia fica mais simples e assertiva. 

Governança de dados

Lideranças sabem que os clientes (e as marcas) estão ainda mais exigentes justamente por conta da quantidade de acesso à informação. Ferramentas de armazenamento e análise de dados podem ser importantes para garantir qualidade, além de plataformas de Business Intelligence que promovam uma visualização adequada dessas informações. 

A governança de dados irá garantir a qualidade, a segurança e a eficiência do uso dessas informações. E é aí que a liderança se faz ainda mais necessária: para desenvolver uma cultura e processos que promovam conscientização e medidas de proteção à equipe e ao cliente. 

Está preparada para todas as mudanças que a mensuração de dados pode proporcionar para a sua liderança? Acompanhe a Madame Conteúdo e saiba em primeira mão sobre tendências, comunicação, marketing e estratégia! 

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