Se você não conhece esse termo, content atomization significa quebrar um conteúdo mais longo em partes menores e mais estratégicas, para que as marcas sejam vistas como autoridade.
Criado por Todd Defren, trata-se de uma abordagem que quase todas as grandes marcas e corporações do mundo usam para fazer o marketing de conteúdo render mais.
O que é o content atomization?
Seu objetivo principal é tentar obter o máximo de informações possível de um conteúdo mais longo, segmentando-o em ideias adicionais, quebrando em pequenas partes para dividir de forma estratégica focada na comunicação do negócio.
É como se você criasse um artigo de blog, como esse que escrevi e você está lendo agora, e depois segmentasse em pequenos conteúdos com perguntas frequentes do público para compartilhar nas redes sociais, sempre direcionando para o artigo central.
Benefícios do content atomization
Para reaproveitar as ideias e temas, é fundamental criar um calendário editorial para que seja possível ter mais eficiência, direcionando com as necessidades do público o qual a sua empresa atende.
Alguns dos benefícios são:
Se mostrar como especialista
Quando pensamos no posicionamento da marca, seu público precisa ter certeza do quão especialista você é dentro do seu negócio e da solução que oferece.
Por isso, ter conteúdos que estejam dentro de um único tema, mostra o quanto você sabe do que está falando e gera assim confiança dos prospects e clientes.
Dessa forma, minha dica é que você deve se aprofundar nos conteúdos, diversificando os canais, para mostrar que realmente sabe do que está falando.
Maior eficiência
Ter conteúdos do mesmo tema central é uma forma eficiente de ter um calendário de conteúdo que faça sentido com a estratégia da sua empresa. Você demonstra valor do que está falando, e ganha tempo no momento de produzir os conteúdos de qualidade.
Segmentação de conteúdos
O content atomization pode atrair públicos diferentes dentro do seu nicho através dos formatos de conteúdos que você produz, como por exemplo:
- Um artigo no blog;
- Posts nas redes sociais;
- Vídeo no youtube.
São três formas de compartilhar um conteúdo, com formatos diferentes, atraindo públicos diferentes através dos canais que eles consomem as informações.
Mesmo que todos esses itens falem do mesmo assunto, eles estão alcançando seu mercado-alvo de maneiras diferentes e em momentos diversos.
Como colocar em prática o content atomization?
Independente do tamanho do seu negócio, é possível colocar em prática o content atomization, desde que alinhado com o seu planejamento estratégico.
Veja os passos que você deve seguir:
1. Decida um tópico mais abrangente
Conforme as necessidades do seu público-alvo, foque em um tópico mais geral que seja amplo o suficiente para encaixar no nicho do qual sua empresa atende.
Pense no problema ou desafio das pessoas e encontre formas de abordar essa dor com conteúdos em forma de perguntas e também soluções que estejam procurando.
2. Pesquise informações
No segundo passo, comece pesquisando informações como se dentro do tópico central você definisse seis temas menores para abordar.
Em cada um deles, anote informações que você precisa para produzir o conteúdo, como, por exemplo, uma pesquisa de mercado, um depoimento de cliente ou uma notícia para dar embasamento no que for criar.
3. Publique no blog
Se sua empresa tem um site, escreva um conteúdo e publique no blog. Caso não tenha, publique um artigo no LinkedIn com o tópico central.
Você pode falar dos conteúdos de temas menores, como se eles fossem subtópicos, mas não aprofunde, para que você possa criar na sequência essa estratégia de content atomization.
Uma dica é que você escreva ou contrate alguém para isso, que produza de 500 a 2.500 palavras, com técnicas de SEO para que tenha um engajamento maior nos mecanismos de buscas.
4. Crie conteúdos menores
Com o artigo criado e publicado, chegou a vez de criar conteúdos menores, abordando os temas que complementam o tópico central.
Os menores serão mais curtos, mas muito mais diretos naquilo que abordam. Lembre-se de que o objetivo, aqui, é fornecer informações adicionais relacionadas ao que você abordou no primeiro conteúdo com um ponto de vista mais aprofundado.
5. Tipos adicionais de conteúdos
Neste quinto passo, analise quais são os tipos adicionais de conteúdos que você pode criar, como, por exemplo:
- guest post no site de outra pessoa;
- whitepaper ou ebook para download;
- série de vídeos no YouTube;
- infográfico;
- quiz online;
- disparos de email;
- podcast.
Que são tipos que você pode derivar, baseado no tópico central para chegar no seu público de maneira mais eficiente e com qualidade.
6. Promovendo nas redes sociais
Como as redes sociais se tornam um novo canal de comunicação empresarial, promover o seu content atomization é ideal para melhores resultados.
Para isso, crie posts para atrair ainda mais a atenção do público e fazer com que consumam seus conteúdos no blog, nos demais formatos criados, lembrando sempre de alinhar com o seu calendário editorial para que sua audiência possa interagir com a sua divulgação.
Aproveite ao máximo o marketing com o content atomization
Com esses passos que eu listei nesse artigo, agora é preciso que você alinhe isso com a sua estratégia de comunicação e comece a posicionar sua marca com esse processo valioso de marketing.
Essa é uma ótima maneira de atingir várias áreas diferentes do seu nicho e realmente obter o máximo das suas campanhas, criando ainda mais autoridade para o seu negócio.
Tem dúvidas sobre como aplicar o content atomization na sua estratégia? Deixe nos comentários ou entre em contato com a Madame Conteúdo.