Conteúdos persuasivos: como criar?

Conteúdos persuasivos são aqueles que trazem uma comunicação voltada para vendas, anúncios e propagandas para direcionar o consumidor a realizar uma ação, ou seja, que a conversão aconteça com o que está sendo ofertado.

É conhecido como copywriting com o uso de palavras que mexem realmente com a audiência, fazendo com que não tenha dúvidas de que realmente precisa comprar de determinada marca.

O que é copywriting?

Copywriting é a técnica de produzir textos persuasivos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou serviço, aumentando, assim, a conversão em vendas de uma empresa.

Sempre tem uma chamada para ação de maneira mais forte e urgente, usada nas estratégias de atração do Inbound Marketing e na jornada de compra com o consumidor.

Separei algumas técnicas que podem ser usadas na copy:

  • entender melhor o produto ou serviço;
  • conhecer o consumidor;
  • fazer uma pesquisa com clientes;
  • analisar a linguagem;
  • utilizar o título para introduzir as vendas;
  • dar ênfase às funcionalidades e aos benefícios;
  • utilizar depoimentos como prova social;
  • falar menos do produto e mais do cliente;
  • convocar as pessoas;
  • fazer o fechamento da copy.

AIDA e os conteúdos persuasivos

O modelo AIDA (acrônimo de Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é comprovadamente um dos melhores métodos para fazer com que as pessoas passem de um ponto A para um ponto B.

1. A — Atenção

A primeira parte é fazer com que seu texto chame a ATENÇÃO da pessoa que está lendo um conteúdo ou assistindo a um vídeo de vendas.

2. I — Interesse

Agora é preciso despertar o interesse na pessoa. Esse passo é prender o prospect para que ele continue engajado na comunicação do seu negócio.

3. D — Desejo

Agora é hora de trabalhar as emoções, fazendo com que a pessoa tenha vontade de comprar ou realizar algo que você está falando.

4. A — Ação

Se ela passou pelas etapas anteriores, agora é hora de acontecer o fechamento com uma ação. Ou seja, ela precisa clicar em um botão ou link para comprar o que está sendo ofertado.

Copywriting é para todos os negócios que querem criar conteúdos persuasivos?

Sim, todo negócio pode usar a copy para construir conteúdos persuasivos, para isso é preciso ter clareza dos interesses e necessidades do público, como conhecer muito bem a jornada de compra do seu cliente.

Use depoimentos e seja direta em sua mensagem, evitando enrolar a audiência. Quanto mais firmeza e clareza tiver, melhor será a persuasão nessa comunicação.

Gostou de saber mais sobre conteúdos persuasivos? Deixe nos comentários se você já aplica ou quer aplicar na sua empresa.

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