Quem executa a prática sabe o quanto é infalível para quem quer escrever conteúdos genuínos. Escrever passou do luxo à necessidade, e quem faz isso consegue criar histórias dentro do seu contexto de uma forma que crie conexão.
Para o educador e conhecido escritor Içami Tiba, escrever é tão importante quanto falar bem. Por isso é tão importante para que você consiga desvendar o mundo onde seu leitor vive e ainda representá-lo através das suas palavras.
Escrever é desafiador. Juntar palavras com frases e ideias para que no final tudo faça sentido é realmente algo que todas nós podemos fazer e para isso é preciso praticar, deixar a imaginação e a criatividade fluírem sem rumo.
Separei algumas dicas para que você pare de procrastinar e crie o hábito de escrever todos os dias:
1- Deixe fluir
Comece escrevendo o que vier na sua cabeça, seja algo do seu negócio, da sua vida pessoal, uma curiosidade, algo que aprendeu;
2- Escreva o quanto quiser
Não se prenda a escrever trechos curtos ou longos, escreva o quanto fizer sentido para você e já comece a pensar se alguém se interessaria em ler;
3- Leia bastante
Nada melhor do que ler para conhecer novas palavras, para entender como ter uma linha de raciocínio no seu texto e também conhecer novas formas de linguagem. Pode ser conteúdos literários, notícias, matérias da internet, acompanhar informações dos concorrentes, o que importa é ler!
4- Conte uma história
Para escrever do seu negócio, use a técnica do storytelling, onde você conta uma história, falando sobre o herói ou anti-herói de forma que tenha um enredo. Se inspire em filmes de Hollywood (a maioria tem o personagem principal, um porque, vilões, desafios e um final);
Se crie
Crie seu método e a sua voz, no mundo empresarial ou pessoal. Existem diversos exercícios de escrita criativa, onde você pode escolher o que mais te agrada. Pesquise modelos de escrita, se inspire em outras pessoas e mãos a obra.
Transforme o seu desejo
Liberte a escritora que existe dentro de você e comece a escrever todos os dias. Deixe de lado a falta de tempo ou de inspiração, os bloqueios e pratique. É uma longa caminhada, mas quanto mais você demorar para começar mais estará longe de ter a escrita autêntica a seu favor.
Que tal começar com pequenos textos que falam sobre a sua história, o seu negócio, o seu propósito e os seus sonhos para o futuro, está pronta?
Um pensamento em “Escrever é um exercício”