Imagens, ou elementos visuais, no geral, tendem a chamar mais a atenção do usuário do que um simples texto, por isso devemos usá-los à vontade nas nossas criações. Um dos recursos visuais mais completos e atrativos para suas publicações é o infográfico, e nesse artigo você vai entender como e porque você deve pensar em incluí-los no seu conteúdo.
Infográfico – o que é?
Como o próprio nome já diz, infográfico é um gráfico de informações. São elementos que ajudam a comunicar, geralmente, dados mais densos de uma forma mais prática. Eles são compostos por imagens, dados, e textos que, juntos, trazem uma informação completa e de fácil compreensão para o usuário.
Os infográficos retêm a atenção dos leitores por sintetizar um conteúdo e apresentar uma grande quantidade de informação rapidamente, ao contrário dos textos que são mais longos e demandam um tempo maior para a leitura.
Por que usar?
Existem muitos bons motivos para você inseri-los na sua estratégia de comunicação, aqui listamos os principais:
- São fáceis de consumir: a leitura de um infográfico é muito mais simples e rápida. O leitor consegue captar a informação com mais clareza só de bater o olho na tela
- São fáceis de compartilhar: a probabilidade do leitor compartilhar um texto extenso é menor do que a de compartilhar um infográfico
- São bons para o seu marketing: um infográfico bem feito te ajuda a divulgar sua marca e identidade, te trazendo como especialista na sua área
- Eles resumem conteúdos: como já dissemos, eles sintetizam informações de textos longos em pontos mais curtos e mais fáceis e rápidos de compreender.
Como funcionam?
Eles podem ser classificados por 2 tipos, os estáticos, construídos a partir de um modelo, são mais simples e mostram dados que não podem ser alterados, e os interativos, que são mais complexos, demandam conhecimento em programação.
E o design mais avançado é dinâmico e possibilita a participação do usuário além de contar com a possibilidade de alteração dos dados e resultados.
Modelos de infográfico
Infográficos podem aparecer em diversos formatos, e podem se adequar ao conteúdo que você precisa transmitir. Esses são os modelos mais comuns:
- Listas: apresentam itens em determinada ordem
- Comparação: comparam tópicos
- Geográfico: apresenta visualmente dados regionais
- Estatística: utilizam de números para destacar os pontos principais
- Informativo: explicam conceitos, mas não apresentam dados
- Visualização de dados: transmitem dados de tabelas ou gráficos de forma mais compreensível
- Linha do tempo: descrevem fatos em ordem cronológica.
Como criar?
Primeiramente, defina o seu objetivo. O que você pretende alcançar com o seu infográfico? Depois, identifique o seu alvo e saiba qual a melhor forma de fazê-lo entender o que você pretende transmitir. Seu infográfico deve responder às questões do leitor, então pesquise e traga fatos e elementos visuais para auxiliá-lo.
A escolha do design ideal também é um fator importante na hora de projetar o seu infográfico.
Mas antes de continuar aqui no artigo, clica para conferir sobre a produção de conteúdos que são estratégicos nos negócios.
Onde criar?
As melhores ferramentas para você criar o seu infográfico são o Canva, plataforma de design online, intuitiva e fácil de trabalhar.
E Google Charts, nele você pode criar e compartilhar seus infográficos, a plataforma é 100% gratuita; Kartograph, essa ferramenta é exclusiva para criação de infográficos e mapas interativos e visuais.
Mais dicas para essa estratégia
- Conheça seu público, a partir daí você saberá qual a melhor forma de estruturar seu infográfico para atrair a atenção dos seus leitores
- As cores, imagens e organização são muito importantes, elas também comunicam algo
- Seja original, fuja de conteúdos que já estão circulando por aí
- Equilibre o uso de textos e elementos visuais.
Agora você está pronta para espalhar a informação de uma forma dinâmica e original, empresária!