Infográfico: o que é e como criar?

Imagens, ou elementos visuais, no geral, tendem a chamar mais a atenção do usuário do que um simples texto, por isso devemos usá-los à vontade nas nossas criações. Um dos recursos visuais mais completos e atrativos para suas publicações é o infográfico, e nesse artigo você vai entender como e porque você deve pensar em incluí-los no seu conteúdo. 

Infográfico – o que é?

Como o próprio nome já diz, infográfico é um gráfico de informações. São elementos que ajudam a comunicar, geralmente, dados mais densos de uma forma mais prática. Eles são compostos por imagens, dados, e textos que, juntos, trazem uma informação completa e de fácil compreensão para o usuário. 

Os infográficos retêm a atenção dos leitores por sintetizar um conteúdo e apresentar uma grande quantidade de informação rapidamente, ao contrário dos textos que são mais longos e demandam um tempo maior para a leitura. 

Por que usar?

Existem muitos bons motivos para você inseri-los na sua estratégia de comunicação, aqui listamos os principais:

  • São fáceis de consumir: a leitura de um infográfico é muito mais simples e rápida. O leitor consegue captar a informação com mais clareza só de bater o olho na tela
  • São fáceis de compartilhar: a probabilidade do leitor compartilhar um texto extenso é menor do que a de compartilhar um infográfico
  • São bons para o seu marketing: um infográfico bem feito te ajuda a divulgar sua marca e identidade, te trazendo como especialista na sua área
  • Eles resumem conteúdos: como já dissemos, eles sintetizam informações de textos longos em pontos mais curtos e mais fáceis e rápidos de compreender.

Como funcionam?

Eles podem ser classificados por 2 tipos, os estáticos, construídos a partir de um modelo, são mais simples e mostram dados que não podem ser alterados, e os interativos, que são mais complexos, demandam conhecimento em programação.

E o design mais avançado é dinâmico e possibilita a participação do usuário além de contar com a possibilidade de alteração dos dados e resultados.

Modelos de infográfico

Infográficos podem aparecer em diversos formatos, e podem se adequar ao conteúdo que você precisa transmitir. Esses são os modelos mais comuns:

  • Listas: apresentam itens em determinada ordem
  • Comparação: comparam tópicos 
  • Geográfico: apresenta visualmente dados regionais
  • Estatística: utilizam de números para destacar os pontos principais
  • Informativo: explicam conceitos, mas não apresentam dados
  • Visualização de dados: transmitem dados de tabelas ou gráficos de forma mais compreensível
  • Linha do tempo: descrevem fatos em ordem cronológica.

Como criar?

Primeiramente, defina o seu objetivo. O que você pretende alcançar com o seu infográfico? Depois, identifique o seu alvo e saiba qual a melhor forma de fazê-lo entender o que você pretende transmitir. Seu infográfico deve responder às questões do leitor, então pesquise e traga fatos e elementos visuais para auxiliá-lo. 

A escolha do design ideal também é um fator importante na hora de projetar o seu infográfico. 

Mas antes de continuar aqui no artigo, clica para conferir sobre a produção de conteúdos que são estratégicos nos negócios.

Onde criar?

As melhores ferramentas para você criar o seu infográfico são o Canva, plataforma de design online, intuitiva e fácil de trabalhar.

E Google Charts, nele você pode criar e compartilhar seus infográficos, a plataforma é 100% gratuita; Kartograph, essa ferramenta é exclusiva para criação de infográficos e mapas interativos e visuais.

Mais dicas para essa estratégia

  • Conheça seu público, a partir daí você saberá qual a melhor forma de estruturar seu infográfico para atrair a atenção dos seus leitores
  • As cores, imagens e organização são muito importantes, elas também comunicam algo
  • Seja original, fuja de conteúdos que já estão circulando por aí
  • Equilibre o uso de textos e elementos visuais.

Agora você está pronta para espalhar a informação de uma forma dinâmica e original, empresária! 

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