A Jornada do Herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história, que envolve um herói que sai para uma aventura, aprende uma lição, conquista uma vitória com esse novo conhecimento e depois volta para casa transformado.
Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, desenvolve sua teoria de que todas as narrativas mitológicas compartilham a mesma estrutura básica.
O modelo da Jornada do Herói de Campbell
A Jornada do Herói pode ser resumida em 3 etapas essenciais:
- a partida: o herói deixa o mundo familiar para trás;
- a iniciação: o herói aprende a navegar pelo mundo não familiar;
- o retorno: o herói volta para o mundo familiar.
Vamos entender cada uma delas:
A partida
Normalmente, o herói não se sente totalmente seguro para seguir esse chamado — essa fase é conhecida como a “recusa do chamado” —, mas depois é ajudado por uma figura mentora, que dá a ele conselhos e o convence a seguir em frente.
A iniciação
Aqui o herói começa a enfrentar uma série de tarefas até atingir o clímax da história — o principal obstáculo ou inimigo, colocando em prática tudo que aprendeu em sua jornada para buscar superar o obstáculo.
O autor, Campbell, fala sobre o herói alcançar algum tipo de prêmio por seus problemas — isso pode ser um símbolo físico, um “elixir”, ou apenas a boa e velha sabedoria (ou ambos).
O retorno
Com sua jornada concluída, o herói já se sente pronto para voltar ao seu mundo, compreendendo toda a transformação que vivenciou e se aventurou.
Quem pode ser o herói?
Nem sempre o herói é uma pessoa, você pode criar outros vieses no seu negócio através da comunicação, podendo ser:
- Você
- A sua marca
- O seu produto
- Os seus clientes
- Os seus parceiros
- O mercado
Jornada do herói nos conteúdos
Você pode usar para contar histórias da sua marca associadas às narrativas, deixando seu consumidor envolvido.
Use filmes, artigos, podcasts e outras histórias que vivenciou ou leu para readequar ao seu negócio e compartilhar com a sua audiência.
Aplique em seus conteúdos com estratégia, ou seja, alinhada com o posicionamento do seu negócio para ganhar a atenção dos seus clientes com assertividade.