fbpx

Você tem mindset fixo ou de crescimento? 

A professora de psicologia da Universidade de Stanford, Carol Dweck escreveu o livro “Mindset – A nova Psicologia do Sucesso” e em seus estudos ela revela que nossa atitude mental define nossas relações com as pessoas, no dia a dia, e em como alcançamos o sucesso. 

O mindset, segundo ela, não é apenas um traço de personalidade, ele está relacionado a maneira que lidamos com os fatos e com nossos objetivos. Com isso, ela avaliou que quando entendemos e tomamos consciência do que somos, raciocinamos e agimos de forma diferente. 

Quando uma pessoa não tem talento para algum assunto, com dedicação e esforço ela pode desenvolver habilidades. Tudo é cultivado, conforme os treinamentos e a capacidade de lidar com os acertos e os erros.

Ela explica em seu livro sobre o mindset fixo e de crescimento. Vou explicar mais para que você veja em qual deles você se encaixa neste momento. 

 

Fixo  

As pessoas acreditam que nasceram com um nível de inteligência e nada vai mudar. Isso pode dificultar o desenvolvimento, a aprendizagem e a mudança na vida de uma pessoa, limitando assim suas realizações. Entra aqui o medo de parecerem menos inteligentes que outras pessoas, não querem ser rejeitadas e a atribuição de culpa às outras pessoas. 

Eu por exemplo, tenho medo do fracasso, do julgamento das pessoas e por isso em algumas situações me encaixo neste tipo de mindset. Preciso, muitas vezes provar que sou inteligente e talentosa para falar sobre minha empresa.

Tenho ainda algumas crenças limitantes que me bloqueiam. Sim, eu busco sempre não errar, fazer o perfeito. Mas existe perfeição? Eu sempre me pergunto isso, mas agora compreendo que preciso de ajuda, para entender minhas crenças e desbloqueá-las, para que eu possa evoluir e me permitir errar e ter a possibilidade de tentar outra vez. 

 

Crescimento 

Pessoas que buscam aprendizagem na melhoria diária, buscam sempre serem aprendizes, estão abertas para o novo e entendem que o fracasso é uma oportunidade de crescimento. Acreditam que o trabalho é resultado de muito esforço e percebem que precisam focar no processo para alcançar melhores  resultados. 

Me encaixo aqui também, pois estou sempre em busca de algo que eu possa aprender e aperfeiçoar com outras pessoas. Gosto muito de ouvir e fazer junto, pois assim consigo aprimorar meu desenvolvimento. Nos cursos que faço,   penso nos passos que devo aprender e praticar para chegar no resultado, seja ele pessoal ou profissional. 

Vejo que o mindset de crescimento é muito importante em nossas vidas, pois deixa claro a vontade de perseverança nas pessoas que o praticam. Mas lembre-se que o contexto, cultura, meio ambiente e o sistema são determinantes para o sucesso de cada um de nós, pois somos moldados pelo que está ao nosso redor. 

Esse mindset nos leva a enfrentar os desafios e aprender com eles, buscando assim formas para melhorar, para perseverar e fazer maior progresso.  E você, em quais situações se identifica com cada um deles    ?

 

Identifique o seu tipo de mindset: 

1- Todos temos uma determinada inteligência e nada pode mudar isso; 

2- Não é possível melhorar as habilidades básicas e a personalidade de uma pessoa;

3- Todos nós somos capazes de mudar quem somos; 

4- É possível aumentar a sua inteligência, com o aprendizado de coisas novas; 

5- As pessoas nascem com talentos, não é possível alcançar durante a vida; 

6- Praticar ações depois de estudar e se dedicar são algumas formas de desenvolver novas habilidades e talentos.

  

Reflita sobre quais você concorda:

Se prefere as afirmações 1, 2 e 5 seu mindset tende a ser fixo. 

Se acredita mais nas frases 3,4 e 6 você tem a tendência a ter um mindset de crescimento. 

 

Se você tem um mindset fixo e quer mudar isso, existem algumas maneiras: 

  • Aceite que da maneira que você vive hoje não está do jeito que gostaria;
  • Analise todos os eventos que estão acontecendo na sua vida, veja onde estão os positivos e os negativos;
  • Onde identificar pensamentos negativos, sempre que os lembrar, vire a chave e os transforme em positivos (um hábito diário);
  • Nada é de uma hora para outra, comece mudando pequenas atitudes;
  • Passe a aceitar as próprias falhas, trabalhe duro etire os bons ensinamentos dos desafios.

Tudo depende de você. Depois dessa leitura, o que você já pretende fazer para ter outros resultados na sua vida?