Posicionamento

O posicionamento como pilar essencial do negócio

“Pessoas querem se conectar com pessoas”, quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela pode ser clichê, mas é uma grande verdade. Especialmente quando falamos de internet, estamos falando o tempo todo de conexão, de identificação, de relações sociais. E isso inclui a criação do posicionamento do seu negócio.

O posicionamento de marca é como a empresa deseja ser reconhecida. O local que deseja ocupar. E para que um posicionamento funcione, é preciso que exista uma identificação com o seu público.

Existem vários pilares que definem o posicionamento, dentre eles está o valor da marca e principalmente a comunicação do negócio. 

Como criar um posicionamento do seu negócio

Todo posicionamento é criado a partir da comunicação da sua empresa. Ou seja, o posicionamento vai ser criado pela percepção que você quer mostrar ao público. 

Assim, existe uma estratégia necessária para poder criar um posicionamento de marca.

E é necessário ter clareza de alguns pontos antes de começar. Não estamos falando sobre analisar sua persona, nem nada parecido. E sim olhar para a sua própria empresa e ter, pelo menos, uma noção do que é o seu negócio.

Pode parecer simples, mas colocar no papel pode ser bastante complicado.

Quais os elementos essenciais para a construção do posicionamento da marca

Existem alguns pontos importantes para que você tenha clareza antes de decidir o seu posicionamento, e são eles:

  • Qual o propósito da marca?
  • Qual é a razão de existir do negócio? No que ele acredita?
  • Missão? 
  • Visão?
  • Significado da Marca
  • Características visuais da marca (como um “moodboard”)
  • Características semânticas da marca (quais palavras a caracterizam e/ou têm relação)
  • Tom de voz
  • Como está o mercado para o nicho do seu negócio?

Essas são todas perguntas que podem parecer muito grandes, ou ainda sem tanta eficiência, mas é a partir delas que conseguimos criar alguma coisa.  Porque, quando construímos o posicionamento de um negócio, é como construir uma pessoa, que tem gostos, vontades e principalmente personalidade. 

Você precisa que sua marca tenha personalidade, que ela ganhe vida por si só. Isso fará com que o público gere uma identificação: com os valores, a visão, características visuais, o que defende.

Cliente X Marca

Na construção de posicionamento de marca, o cliente entra em um momento distinto do passo anterior. Pois, antes de pensarmos no que realmente  importa para o cliente, precisamos olhar internamente para a empresa e escrever os pontos anteriores.

A partir desses pontos, você já pode criar o seu público ideal e começar a criar  o propósito de marca com clareza, é possível então olhar novamente para o cliente e entender o que ele deseja e como ele se relaciona com seus valores e missão.  É hora, então, de começar a traçar o seu público ideal, levando em consideração:

  • grupo etário
  • grupo geográfico
  • o que defende
  • possíveis hábitos

A partir desses pontos, você já pode criar o seu público ideal e começar a criar estratégias de marketing para atrair o seu cliente. 

É sempre importante lembrar que para o posicionamento de marca o lado emocional das pessoas prevalece.  Ou seja, você está buscando identificação com o seu público, você precisa que ele compartilhe ou admire o valor e o propósito da sua marca. Isso é o que fará a diferença entre cultivar clientes ou fãs para sua marca.

Posicionamentos de marca para você se inspirar

Nike

A Nike manteve um forte posicionamento de marca graças aos contratos e alianças com lendas do esporte, como por exemplo, Michael Jordan.

Mas também é válido ressaltar que, nos últimos tempos, a Nike se manteve em vigor e no topo de seu segmento ao considerar novas formas de consumo.  Além da eficiência dessas ações, em termos de experiência do usuário, o site da Nike é uma poderosa fonte de informações, já que coleta dados a partir de cliques, aberturas de páginas e comportamentos do visitante em geral.

A empresa também sempre construiu seu marketing a partir da visão de que o esporte não é para emagrecimento, e sim para benefício da qualidade de vida. Para uma melhora do indivíduo consigo mesmo, transformando cuidar da saúde em algo legal. 

Apple

A Apple, ou a famosa maçãzinha, é um exemplo clássico de marca forte e bem posicionada. 

A empresa vende não o valor dos seus produtos, mas o valor da sua marca, a partir da conexão com seus consumidores, trazendo sempre a narrativa de que quem usa Apple é inovador, imaginativo e criativo.

Ou seja, muito além de tecnologia, eles vendem um estilo de vida desejado na atualidade.

Coca-Cola

Um dos maiores posicionamentos é o da Coca-Cola, que além do grande segredo em torno de “qual seria sua fórmula”, também trabalha diretamente com o emocional das pessoas. 

Em diversas campanhas, como “Abra a Felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e nos mais emotivos comerciais de Natal, a marca sempre se apoiou em valores como amizade, alegria e união para se posicionar. A empresa tem um objetivo claro de estimular o compartilhamento de momentos e experiências entre os seus clientes.

Posicionamento sólido

Por isso que, independente do seu segmento de mercado, é importante ter um posicionamento claro e sólido. Isso vai proporcionar uma maior possibilidade de sucesso para sua empresa a curto e a longo prazo. 

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