“Pessoas querem se conectar com pessoas”, quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela pode ser clichê, mas é uma grande verdade. Especialmente quando falamos de internet, estamos falando o tempo todo de conexão, de identificação, de relações sociais. E isso inclui a criação do posicionamento do seu negócio.
O posicionamento de marca é como a empresa deseja ser reconhecida. O local que deseja ocupar. E para que um posicionamento funcione, é preciso que exista uma identificação com o seu público.
Existem vários pilares que definem o posicionamento, dentre eles está o valor da marca e principalmente a comunicação do negócio.
Como criar um posicionamento do seu negócio
Todo posicionamento é criado a partir da comunicação da sua empresa. Ou seja, o posicionamento vai ser criado pela percepção que você quer mostrar ao público.
Assim, existe uma estratégia necessária para poder criar um posicionamento de marca.
E é necessário ter clareza de alguns pontos antes de começar. Não estamos falando sobre analisar sua persona, nem nada parecido. E sim olhar para a sua própria empresa e ter, pelo menos, uma noção do que é o seu negócio.
Pode parecer simples, mas colocar no papel pode ser bastante complicado.
Quais os elementos essenciais para a construção do posicionamento da marca
Existem alguns pontos importantes para que você tenha clareza antes de decidir o seu posicionamento, e são eles:
- Qual o propósito da marca?
- Qual é a razão de existir do negócio? No que ele acredita?
- Missão?
- Visão?
- Significado da Marca
- Características visuais da marca (como um “moodboard”)
- Características semânticas da marca (quais palavras a caracterizam e/ou têm relação)
- Tom de voz
- Como está o mercado para o nicho do seu negócio?
Essas são todas perguntas que podem parecer muito grandes, ou ainda sem tanta eficiência, mas é a partir delas que conseguimos criar alguma coisa. Porque, quando construímos o posicionamento de um negócio, é como construir uma pessoa, que tem gostos, vontades e principalmente personalidade.
Você precisa que sua marca tenha personalidade, que ela ganhe vida por si só. Isso fará com que o público gere uma identificação: com os valores, a visão, características visuais, o que defende.
Cliente X Marca
Na construção de posicionamento de marca, o cliente entra em um momento distinto do passo anterior. Pois, antes de pensarmos no que realmente importa para o cliente, precisamos olhar internamente para a empresa e escrever os pontos anteriores.
A partir desses pontos, você já pode criar o seu público ideal e começar a criar o propósito de marca com clareza, é possível então olhar novamente para o cliente e entender o que ele deseja e como ele se relaciona com seus valores e missão. É hora, então, de começar a traçar o seu público ideal, levando em consideração:
- grupo etário
- grupo geográfico
- o que defende
- possíveis hábitos
A partir desses pontos, você já pode criar o seu público ideal e começar a criar estratégias de marketing para atrair o seu cliente.
É sempre importante lembrar que para o posicionamento de marca o lado emocional das pessoas prevalece. Ou seja, você está buscando identificação com o seu público, você precisa que ele compartilhe ou admire o valor e o propósito da sua marca. Isso é o que fará a diferença entre cultivar clientes ou fãs para sua marca.
Posicionamentos de marca para você se inspirar
Nike
A Nike manteve um forte posicionamento de marca graças aos contratos e alianças com lendas do esporte, como por exemplo, Michael Jordan.
Mas também é válido ressaltar que, nos últimos tempos, a Nike se manteve em vigor e no topo de seu segmento ao considerar novas formas de consumo. Além da eficiência dessas ações, em termos de experiência do usuário, o site da Nike é uma poderosa fonte de informações, já que coleta dados a partir de cliques, aberturas de páginas e comportamentos do visitante em geral.
A empresa também sempre construiu seu marketing a partir da visão de que o esporte não é para emagrecimento, e sim para benefício da qualidade de vida. Para uma melhora do indivíduo consigo mesmo, transformando cuidar da saúde em algo legal.
Apple
A Apple, ou a famosa maçãzinha, é um exemplo clássico de marca forte e bem posicionada.
A empresa vende não o valor dos seus produtos, mas o valor da sua marca, a partir da conexão com seus consumidores, trazendo sempre a narrativa de que quem usa Apple é inovador, imaginativo e criativo.
Ou seja, muito além de tecnologia, eles vendem um estilo de vida desejado na atualidade.
Coca-Cola
Um dos maiores posicionamentos é o da Coca-Cola, que além do grande segredo em torno de “qual seria sua fórmula”, também trabalha diretamente com o emocional das pessoas.
Em diversas campanhas, como “Abra a Felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e nos mais emotivos comerciais de Natal, a marca sempre se apoiou em valores como amizade, alegria e união para se posicionar. A empresa tem um objetivo claro de estimular o compartilhamento de momentos e experiências entre os seus clientes.
Posicionamento sólido
Por isso que, independente do seu segmento de mercado, é importante ter um posicionamento claro e sólido. Isso vai proporcionar uma maior possibilidade de sucesso para sua empresa a curto e a longo prazo.