fbpx

O reels, novo recurso do instagram, é a nova febre do momento. Ele permite gravar vídeos curtos e torná-los mais atrativos com recursos de áudio e imagem muito simples.

Os vídeos curtos — e divertidos em sua maioria — se tornaram muito populares. Pensando nisso, o dono do Instagram, o Facebook, resolveu investir em um recurso muito parecido para chamar de seu.

Reels no instagram: o que é?

O Reels é uma das funcionalidades mais recentes do Instagram que permite a criação de vídeos de 15 ou 30 segundos. 

Assim como o TikTok, é possível gravar e editar conteúdos mais curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais para torná-los mais atrativos. Tudo isso de forma bastante simples, permitindo que seja facilmente editável e, em seguida, compartilhado.

Assim como o Stories e o IGTV, agora é possível adicionar esses conteúdos mais curtos para impactar a sua audiência. A boa notícia é que o Reels é muito simples de ser criado, editado e publicado, algo tão simples quanto assistir aos vídeos.

Uma curiosidade sobre o recurso é que o seu lançamento oficial foi feito no Brasil, com o nome de ‘Cenas’ em novembro de 2019. Com a adição do Reels no Instagram, o número de usuários ativos cresceu 4,34% em novembro, um aumento significativo em relação à média de 1% de novos usuários que a rede social sempre registra de mês em mês.

Como fazer Reels no Instagram?

O que fazer para criar um Reel no Instagram e começar a conquistar de vez a sua audiência? Confira o nosso passo a passo.

Baixe o Instagram

A primeira etapa é muito simples: tenha o aplicativo do Instagram instalado no seu smartphone. Importante lembrar que não é possível fazer nenhum tipo de publicação utilizando a versão para desktop.

Abra a câmera como se fosse gravar um Stories

Em seguida, basta clicar no mesmo ícone utilizado para fazer a gravação de um Stories. Dentre as muitas opções que aparecem no canto inferior da tela, escolha a opção ‘Reels’ que aparece ao lado direito de ‘Stories’.

Adicione efeitos e torne o seu conteúdo mais atrativo

Dentro do modo Reels, uma janela com quatro ou mais ícones no canto esquerdo vão ser exibidos. São recursos que podem deixar o conteúdo mais interativo e atrativo para a sua audiência. 

Normalmente está dessa forma para as contas:

O primeiro deles é o de música, que permite selecionar uma trilha de uma biblioteca completa para que o seu vídeo fique mais animado ou possa ser utilizado para um desafio;

O segundo ícone pode ser utilizado para adicionar efeitos visuais ao seu conteúdo, como câmera lenta ou uma velocidade ainda maior; 

A terceira opção permite a adição de outros efeitos ao seu Reels, como o uso de fundos, filtros e efeitos do Instagram ou mesmo desafios que já fazem sucesso com o público;

O último ícone é o cronômetro e permite que você grave o vídeo sem usar as mãos, finalizando assim que o tempo se esgotar.

Compartilhe ou salve como rascunho

Agora chegou a etapa mais fácil: compartilhar. Após a gravação do seu conteúdo, você também pode salvar um rascunho do que foi finalizado, podendo ser utilizado em outro momento mais oportuno.

Ideias de como criar o reels no instagram

Dicas para facilitar a criação de reels

A edição pode ser mais simples do que você imagina, mas vai levar um tempo até você pegar o jeito, por isso, para potencializar a produção de conteúdos através do vídeo, você pode:

  • Criar um roteiro;
  • Fazer desafios;
  • Estar de olho nas tendências;
  • Usar ferramentas complementares para edição;
  • Criar uma capa diferenciada;
  • Usar hashtags.

Use de forma estratégia

Essa funcionalidade tem trazido maior visualização para as contas e também divulgação de conteúdos divertidos e interativos, que faz com que o público possa conhecer o outro lado dos negócios. Por isso, aposte na produção desse tipo de conteúdo de forma estratégica e que engrandeça o seu diferencial, seja com produtos ou serviços.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.

Imagem site: Tech Tudo