Muitas empreendedoras me procuram para falar que não têm ideias, que falta criatividade e que muitas vezes têm bloqueios que impedem de escrever melhor.
Se isso acontece ou já aconteceu com você e no seu negócio, quero falar sobre como a escrita está envolvida no seu treino, na sua forma de colocar em palavras seus diferenciais para se comunicar com o público.
Além de que, esses bloqueios, quando não compreendidos, podem fazer com que você perca muito tempo na escrita e comece a procrastinar.
Veja alguns bloqueios que podem estar te impedindo de escrever melhor.
5 bloqueios da escrita
1. Metas e objetivos
Se você tem muitas metas e objetivos, sem clareza de onde quer chegar, eles podem te impedir de escrever. Se você consegue saber como alcançar o destino, isso irá te trazer ideias de como colocar na prática.
As metas, quando quebradas em pequenas ações, facilitam para que o ato de escrever entre na sua rotina e você consiga ampliar sua responsabilidade de realmente criar conteúdos.
2. Intensidade e consistência
Para escrever melhor, você precisa dosar a intensidade das suas ideias, ou ainda consumir outros conteúdos para que a criatividade te traga inspirações do que produzir, sempre alinhada com seus objetivos de negócio.
A consistência é quando você faz da escrita uma prática diária, por menor que ela seja, mas que você pratique todos os dias para se desenvolver cada vez mais. Uma boa escritora é aquela que é consistente com a sua escrita.
3. Informação x Criatividade
Escrever é muito mais que informar, é aprofundar o seu conhecimento para trazer um direcionamento, um aprendizado, uma posição para o seu público.
Você pode criar textos informativos e criativos ao mesmo tempo, colocando sua opinião ou demonstrando como determinado “problema” poderia ser solucionado.
É trazer a sua autenticidade presente no conteúdo com verdade, algo que não vai ser encontrado em qualquer lugar e sim apenas no que você está compartilhando.
4. Ideias presas
A síndrome da impostora é aquela que você não valoriza a si mesma, nem seus esforços e vive achando que não tem capacidade suficiente para realizar algo.
Ela te prende em um labirinto de ideias, e você está sempre estudando mais e mais, buscando novos aprendizados, e mesmo com tudo isso, não estará preparada ainda para escrever melhor e demonstrar sobre você e seu negócio.
O que eu faço por aqui é pesquisar, planejar e colocar em prática com o melhor que tenho nas minhas mãos, com isso eu escrevo com autenticidade e criatividade ao mesmo tempo, tanto para a Madame Conteúdo, como para os clientes que atendo.
5. Excesso de distrações
A escrita precisa ter o seu momento para acontecer. Se você tem muitas distrações ou está com a cabeça em outras atividades que precisa realizar, você não irá sair do lugar.
Por isso, evite ficar o tempo todo olhando no celular, com televisão ligada, ouvindo música, esses fatores te impedem de escrever melhor.
Para algumas pessoas, a música, por exemplo, é inspiração e aflora a criatividade, para saber se tem esse impacto com você, faça o teste.
Consuma os conteúdos certos
Diante de cada um desses bloqueios que listei para escrever melhor, todos têm por trás o consumo excessivo de conteúdos e na maioria das vezes são os que ao invés de ajudar atrapalham.
Por isso, comece a escolher o que realmente vai consumir para que faça sentido com a comunicação que quer trazer para sua marca, dessa forma você começa a desenvolver essa habilidade de escrever melhor com mais naturalidade.
Tem dúvidas sobre isso? Deixe nos comentários ou me chame no whatsapp https://wa.me/message/SRGCSA75GSBEL1