SEO

SEO: como funciona na comunicação estratégica?

Se você já teve que produzir um blogspot dentro de um planejamento, com certeza já se perguntou em como funciona o SEO na comunicação estratégica, certo?  

O SEO apesar de muito falado, ainda gera muitas dúvidas, principalmente quando combinado com comunicação estratégica. Por isso, aproveite esse texto e leia até o final para entender como usar SEO corretamente no seu planejamento de marketing.

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO é um conjunto de estratégias que farão com o que o Google encontre e entregue mais o seu site, avaliando-o e rankeando-o para a primeira página. 

Funciona mais ou menos assim: quando pesquisamos alguma coisa ou fazemos uma pergunta no Google, aparecem diversos resultados. Contudo, nem sempre as pessoas vão além das primeiras páginas para buscar as respostas. 

De acordo com o próprio Google, a principal concentração de acessos está nas duas primeiras páginas de pesquisa. Sendo assim, se você quer ser encontrada é necessário encontrar uma forma de aparecer entre os primeiros.

Hoje, existem duas formas: A mídia paga, o famoso Google Ads, ou via busca orgânica, que você consegue bons resultados através das práticas de SEO. O objetivo do SEO é fazer com que, dentro do termo pesquisado, o seu site esteja como resultado já na primeira página. E para isso acontecer, é preciso utilizar as palavras-chave certas.

O que são as palavras-chave?

Se você já se perguntou o que são palavras-chave, calma que vou te explicar! 

Palavras-chave são termos de pesquisa no Google! Ainda não sabe do que estou falando? Você lembra no final do ano que o Google publica “famosos mais pesquisados do ano”, “dúvidas mais pesquisadas do ano”, isso são termos de pesquisa!

Ou seja, simplesmente são o que nós buscamos no Google. 

Fatores de rankeamento do Google

São mais de 200 fatores de rankeamento atualmente – e que podem ser mudados a qualquer momento. Entretanto, eu trouxe 7 fatores que são decisivos nesse momento, e que você já pode começar a trabalhar, hoje:

  • Palavra-chave no título: extremamente necessário para as boas práticas de SEO, fazendo com que o buscador já entenda de imediato sobre o que se trata.
  • Palavra-chave no conteúdo: a palavra-chave no conteúdo ajuda o google a entender sobre o que é o assunto, inclusive, palavras-chave secundárias (que têm relação com a principal). Mas cuidado para não colocar de forma exagerada e ser penalizada por isso. 
  • Relevância de links: receber links de sites similares ajuda muito, assim como a própria linkagem interna do site. 
  • Tamanho do conteúdo: conteúdos maiores, com mais de 1000 palavras são considerados mais profundos sobre o assunto e por isso aumentam as chances de aparecer nas primeiras páginas.
  • Conteúdo original e de qualidade: produza conteúdos grandes e originais.
  • Tempo de permanência na página: o Google ajuda as páginas que têm mais permanência de pessoas. Ou seja, que passam mais tempo navegando naquele domínio. 
  • Design responsivo: Adapte seu site para dispositivos móveis, o google adora!

Prós e Contras do SEO

Nem tudo são flores, existem coisas positivas e negativas, em tudo na vida, inclusive em SEO na comunicação estratégica.

PRÓS

  • Cliques sem custo;
  • Têm resultados na busca o tempo todo;
  • Você pode segmentar palavras-chave de maneira econômica em todo o funil de vendas;
  • SEO é uma estratégia mais econômica a longo prazo;
  • Resultados orgânicos atraem até 10x mais cliques que anúncios;
  • Aparecer no resultado orgânico garante mais fidelidade na sua percepção de credibilidade e confiança com o público que busca por serviços.

CONTRAS

  • Leva tempo para ver resultados, como aumento na autoridade do site;
  • Você precisa ter um técnico em SEO, criadores de conteúdo e estrategistas de reputação;
  • Você não controla os resultados dos algoritmos do Google – e eles mudam o tempo todo;
  • Não tem uma garantia de que sua estratégia vai superar a dos competidores.

Como usar SEO na estratégia de comunicação

Tudo muito legal, mas afinal, como usar o SEO na comunicação estratégica? O SEO tem que estar previsto desde o início do seu planejamento. Isso porque ele vai ajudar a pautar todos os outros conteúdos. 

Além disso, existem outros fatores em que podemos utilizar o SEO na nossa estratégia de comunicação, veja abaixo.

Conteúdo

Produzir um conteúdo de qualidade é um dos principais caminhos para se dar bem com os buscadores. Por isso, esteja sempre atenta para:

  • O título da sua página;
  • Utilizando meta títulos e meta descrições no seu site;
  • Produção de conteúdos ricos e com autoria própria (vídeos, áudios, ebooks);
  • Conteúdos compartilháveis, como listas, guias, tabelas, imagens, etc;
  • URL otimizadas.

SEO Local

Sabe quando você busca um médico de urgência e coloca por exemplo: “Médico cardiologista cidade X”? Você pode aparecer no topo da sua cidade trabalhando o SEO local, ou seja, trabalhando palavras-chave no seu Google Negócio (o famoso maps na busca de um estabelecimento). 

A ferramenta do Google Negócio oferece uma ótima visibilidade e deve ser otimizada semestralmente para ajudar os buscadores a encontrarem sua página local cada vez mais fácil.

Redes Sociais

Você pode achar que as redes sociais não tem a ver com SEO porque não estão no Google, mas não é bem assim, além das redes sociais auxiliarem no posicionamento e autoridade da marca, elas também podem auxiliar seu planejamento de conteúdo, combinando com as palavras-chave do planejamento do blog. Isso vai ajudar a ter uma só identidade e vai reforçar o tráfego para o site (o que consequentemente ajuda nas buscas).

Ferramentas para encontrar palavras-chave

Agora que você já sabe da maravilha que é o SEO na comunicação estratégica, está na hora de descobrir como encontrá-las. Afinal, você não pode simplesmente usar a palavra que deseja, precisa fazer sentido com seu objetivo do mês e aí você faz um mapeamento em algumas ferramentas para descobrir quais palavras estão com melhor volume de buscas. 

Existem diversas ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas, mas recomendo de início, utilizar duas, bem importantes, que o próprio Google oferece:

  • Google Trends, você pesquisa um termo e ele te mostra como e onde estão buscando por isso;
  • O próprio Google! Enquanto estamos digitando um termo o “autocomplete” mostra o que mais está sendo buscado também.

Agora que você já sabe o que é e como utilizar o SEO é só colocar em prática! 

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