decisão de compra

Decisão de compra: qual o impacto na comunicação?

A comunicação da sua marca interfere diretamente no processo de decisão de compra do consumidor. Quer saber como? Leia este artigo até o final.

Por que a marca influencia na decisão de compra?

O simbolismo de um produto, ou seja, a mensagem que este produto possui transmite, agrega valor e é tão importante quanto a qualidade na hora de decidir sobre a compra. Assim, um dos principais fatores para a decisão de compra é a identificação do seu público com a sua marca, por isso é essencial comunicar o seu posicionamento, a fim de atrair pessoas que se identificam com os propósitos da sua marca e manter um relacionamento duradouro com esses clientes em potencial. 

Alguns fatores importantes sobre o público que você deseja atingir precisam ser levados em consideração na sua estratégia para sua marca ter uma comunicação que agrega na decisão de compra. Fatores como a cultura e regionalidade, motivações pessoais, postura e ética, traços de personalidade, meio pelo qual a compra será feita, entre outros, são decisivos no processo de identificação do seu público com a sua marca. 

Abaixo listamos alguns pontos da comunicação da sua marca que geram essa identificação com o seu  público, influenciando assim no processo de decisão de compra. 

Identidade Visual 

As cores e fontes são carregadas de significados, elas fazem parte da mensagem que você deseja transmitir, então faça um estudo para descobrir quais são as que mais fazem sentido para a sua marca. As grandes empresas apresentam identidades visuais marcantes, fazendo com que a marca seja reconhecida pelo público com muita facilidade. 

Humanização

Pessoas conversam, se identificam e, por consequência, compram de outras pessoas. Mostre quem está nos bastidores da sua marca, as pessoas e os processos que fazem o seu negócio acontecer. 

Se coloque no lugar do seu cliente e invista em um entendimento personalizado, que funcione e desperte o desejo de compra no seu público. 

Lealdade

Um alto índice de clientes recorrentes mostra que o produto ou serviço que você oferece agrega um valor real para o seu público e uma ótima experiência. 

Aspirações 

Ao consumir o seu produto, o cliente mostra que se identifica com os valores da sua empresa, por isso é importante escolher os formadores de opinião corretos para transmitir a mensagem que corresponde à sua marca.

Parcerias

As parcerias, ou co-brandings,  com outras marcas que compartilham valores parecidos são importantes para a expansão do público de uma empresa. Esse trabalho ajuda na exposição da sua marca para um novo público “filtrado” previamente. O co-branding pode aparecer em lançamentos de design de produtos ou na forma de benefícios também exclusivos. 

Um ótimo exemplo de Co-brangid é a colab da Adidas x Gucci, as duas empresas, que são do mesmo segmento, mas apresentam propostas e estilo completamente diferentes, se uniram para criar uma coleção com peças exclusivas que agradam os públicos das duas marcas.  

Conteúdo 

Produzir conteúdos relevantes para o seu público faz com que sua marca seja lembrada. Invista em conteúdos educacionais que alimentam o relacionamento com a sua audiência e trazem autoridade para a sua marca, aumentando assim o nível de confiança nos seus produtos ou serviços.  Nós te demos algumas dicas para produzir conteúdos alinhados ao posicionamento da sua marca neste vídeo no nosso canal do YouTube abaixo. 

Atendimento e relacionamento 

De nada adianta aplicar todos os pontos que mencionamos aqui se o seu atendimento não for excepcional. Seu cliente merece o melhor atendimento, de maneira personalizada. Isso aumenta as chances de compras recorrentes e indicações, levando a um aumento no crescimento orgânico da sua marca, afinal, os clientes fiéis propagam a mensagem da sua marca e atraem novos interessados, diminuindo o seu custo em campanhas de divulgação. 

Comunicação assertiva para empresárias

Com esses pontos alinhados, você consegue uma comunicação assertiva, que coloca a sua marca em primeiro lugar no processo de decisão de compra do seu cliente. Está pronta para colocar esses ensinamentos em prática, empresária?

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