Para começar, vamos entender o que é personalidade de marca. Afinal, ela serve para qualquer tipo de negócio, para qualquer público? O que você precisa fazer para construir a sua? Vamos esclarecer todas essas dúvidas neste artigo.
Como o próprio nome diz, personalidade de marca é a forma como sua empresa é reconhecida pelo público, a forma como ela se destaca em relação à concorrência. E o objetivo é humanizá-la de tal forma, que a sua audiência consiga associar características humanas e psicológicas à sua marca.
Um exemplo é quando pensamos na Magazine Luiza, que criou uma personalidade tão marcante que se transformou na figura da Lu, personagem virtual da loja, que possui um jeito próprio de falar e até de se vestir. Essas características refletem os valores e o posicionamento da marca de um jeito quase palpável.
É claro que você não precisa ter uma empresa grande como a Magazine Luiza para aplicar essa estratégia ao seu negócio. Ao contrário, a personalidade de marca é essencial para ajudar a alavancar as vendas do seu negócio desde o início, por meio da conexão e identificação com os seus clientes. Lembre-se de que marketing é sobre relacionamento.
Para que serve a personalidade de marca?
O principal objetivo dela é transformar a sua empresa em um negócio único, com traços marcantes que chamem a atenção do público. A partir disso, você gera um valor para a sua audiência que vai muito além dos benefícios palpáveis que os seus produtos ou serviços oferecem.
Com as características de marca bem definidas, seu público começa a enxergar quem a sua marca é, criando conexões emocionais com ela. Isso faz com que as pessoas confiem na sua empresa e prefira ela aos concorrentes. Resultado? Fidelização dos clientes.
Como construir uma personalidade de marca?
É importante lembrar que nem todo mundo vai se apaixonar pela sua marca. E tudo bem. Afinal, você precisa mirar em um público e saber com quem está se comunicando. O objetivo é atender aos desejos e necessidades do público do seu nicho e não querer ser amado e lembrado por todos.
Tendo isso em mente, existem alguns pontos cruciais na hora de desenvolver uma estratégia que englobe a personalidade da sua marca. Com esses fatores bem executados, a identificação dos clientes virá como consequência.
1. Descubra quais adjetivos definem a sua marca
Antes de começar a desenvolver os passos a seguir, pense primeiro em como você quer ser vista e lembrada pelo público através da sua empresa, tendo sempre em mente os valores e objetivos tanto da sua marca quanto pessoais.
Você sabe me dizer quais são os principais atributos da sua marca? Como você descreveria ela usando de 3 a 5 adjetivos?
2. Defina a linguagem utilizada na sua marca
Crie conteúdos utilizando uma linguagem única que faça sentido com as características da sua marca.
Por exemplo, ela é uma marca jovem? Então, você pode incluir algumas gírias e expressões da internet em sua linguagem. Agora, se ela for voltada para empresários e ambientes corporativos, é importante utilizar uma forma de se comunicar mais séria e objetiva.
3. Crie um padrão de identidade visual
Um dos aspectos mais marcantes da comunicação é a identidade visual, que engloba as suas postagens nas redes sociais, a gravação dos seus vídeos e os demais conteúdos que você produz para a internet. Claro, também não podemos deixar de fora todo o conteúdo offline da sua empresa, como cartões de visitas.
Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento da identidade visual são a logomarca, tipografia e as cores. Todos esses aspectos precisam estar alinhados com a personalidade da sua marca e com a mensagem que você quer levar para o seu público.
Várias empresas trabalham a identidade visual de um jeito tão intenso que são lembradas apenas por suas cores. Quer um exemplo? Quando eu mostro a cor roxa escura, qual empresa vem à sua cabeça? Provavelmente, o Nubank, certo?
4. Personalize seus canais de contato com o cliente
Mostre ao seu público que o seu atendimento é de primeira e que você se preocupa com o que ele tem a dizer.
Para isso, busque responder rapidamente as dúvidas e reclamações da sua audiência e crie canais que são constantemente monitorados.
Também vale a pena investir em um atendimento humanizado, tentando agir da forma mais empática possível diante de qualquer situação, especialmente em meio às crises.
Personalidade de marca assertiva
Agora que você já sabe o que é a personalidade de marca e como ela deve ser construída, aprenda como criar uma linha editorial que expresse todos esses aspectos em seus conteúdos. É só assistir ao vídeo abaixo:
Se você precisar de ajuda para entender como aplicar as características da marca, ou seja, a sua empresa, entre em contato conosco. A equipe da Madame Conteúdo está pronta para te ajudar a identificar os diferenciais da sua empresa e divulgá-los para a sua audiência com autenticidade.