Posicionamento de marca: 5 empresas para você se inspirar

Você já percebeu que existem produtos muito bons e reconhecidos, mas quase sem nenhum reconhecimento da marca? Isso é por falta de posicionamento. Ou seja, sobre a forma que se posiciona no mercado e é reconhecida pela audiência, estamos falando de posicionamento de marca.

O posicionamento de marca passa por diversos pontos como propósito, valores, missão, e tudo que pode gerar identificação com o público. Dessa forma, a comunicação se faz extremamente necessária para que você possa construir um forte posicionamento, visando as metas a longo prazo da sua empresa.

E para te ajudar, listamos alguns exemplos de posicionamento que você com certeza vai se inspirar e lembrar. Confira!

Exemplos de posicionamento de marca 

A Red Bull te dá asas!

A marca Red Bull conhecida por seu slogan tem um posicionamento claro e único: unir esportes e energia. 

Além disso, a marca também dá asas para o esporte e patrocina eventos radicais, competições de surfe, times de futebol em vários países, equipe de Fórmula 1, entre outros.

Dessa forma, a marca busca identificação com quem já adora esportes e está nesse meio, para virar grandes divulgadores da marca, seja online ou offline.

Quer pagar quanto nas Casas Bahia?

O reposicionamento da Casas Bahia trouxe uma nova força para a empresa: o mundo digital. Isso porque, a marca que já era reconhecida no mundo offline, precisava também ganhar o posicionamento digital.

Dessa forma, a marca fez uma nova identidade visual, transformando o seu mascote de criança para adolescente, o Bahianinho. Além disso, as cores ficaram mais vivas e  com aspectos minimalistas, seguindo a tendência de design de outros aplicativos e lojas virtuais conhecidas.

Essa mudança foi completa ao promover o aplicativo da empresa, entrando de vez para o mundo digital, e trazendo alguns serviços de streaming de forma gratuita: se posicionando novamente como uma loja acessível para a população.

Dove

O posicionamento da marca Dove abriu novos horizontes frente à concorrência. Todas as suas campanhas mais recentes têm um apelo à valorização da beleza natural e empoderamento das mulheres.

Por meio de um discurso focado principalmente em aspectos emocionais e de empoderamento, a marca conseguiu com que o público alvo se identificasse com a mensagem.

Esse novo posicionamento rendeu inúmeras campanhas, principalmente no Youtube, que levaram a marca para outro patamar na identificação com o público.

Vai de Méqui?

Presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento diferente em cada região, levando em consideração a demanda e principalmente a cultura do local.  Assim, a marca consegue compreender as preferências e as necessidades dos consumidores de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível. 

No Brasil, a marca é líder do mercado, e ainda recentemente escolheu buscar um novo reposicionamento ainda mais perto do brasileiro: o Méqui!

Como no Brasil, a pronúncia de McDonald’s é “Méqui Donaldi” a empresa entendeu que brincar com esse fato e assumir essa narrativa, atrairia ainda mais o público jovem e antenado nos memes, e foi exatamente o que ocorreu: a loja de número 100 na empresa é a loja Méqui, que atrai diversas pessoas todos os dias, pela comida, pela estrutura, mas principalmente pela brincadeira, leve e divertida como o posicionamento da marca.

Starbucks

O posicionamento da Starbucks é focado na experiência do consumidor. Quem nunca quis ter aquele copo da loja? E uma das grandes jogadas da empresa foi escrever o nome do cliente errado no copo na hora de entregar sua bebida, o que se tornou parte da cultura da marca, gerou milhões de posts em diversas redes sociais e até já virou brincadeira entre os fãs.

O que a empresa quer é fazer com que o simples ato de comprar um café seja o mais agradável possível. E que vá além de apenas um café, afinal o café pode significar também um local de trabalho, ou mesmo de descontração e tudo é trabalhado a partir da proposta da marca.

Além disso, a Starbucks não tem medo de se posicionar politicamente. Em 2013, declarou apoio ao casamento gay nos EUA.  Outro exemplo recente foi a campanha “Eu Sou” que ganhou o Grand Prix (prêmio máximo) da categoria “Glass”, do Cannes Lions, de 2021. Nela, a empresa se dispôs a auxiliar na mudança de nomes de colaboradores transgêneros de sua rede de cafeterias.

Ou seja, a empresa trabalha o desejo, tem personalidade e busca a melhor experiência para o cliente: posicionamento fácil, simples e de alto impacto. 

O posicionamento de marca para o seu negócio

A partir de tantos exemplos, é possível agora traçar uma estratégia concisa e sólida para o seu posicionamento de marca. Contudo, é importante ter sempre em mente alguns pontos na hora de fazer esse desenho: tom de voz e propósito. Esses dois conceitos irão ser a essência do seu posicionamento.

E para criar um posicionamento de marca ainda mais forte e duradouro, você pode entrar em contato com a equipe da Madame Conteúdo e fazer o seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *