Você já deve estar cansada de saber que começar bem um texto é primordial para que o seu leitor continue lendo o seu conteúdo. Mas o difícil é realmente começar, estou certa?
Essa etapa, da introdução, é aquela que precisa ser muito bem desenvolvida e escrita para que atraía o seu público para ler tudo que você escreveu até o final.
Segundo Neil Patel, guru do marketing digital: “Fazer uma introdução depende de um gancho (curiosidade que instigue o leitor), transição (conduzindo o usuário ao desenvolvimento do texto) e de uma tese (fortalecendo a necessidade de seguir a leitura para descobrir tudo a respeito). Uma boa introdução é organizada, coerente e cativante”.
Criando uma introdução
Para iniciar você precisa ser breve e direta, incitando emoções da pessoa do outro lado.
A introdução é um fator que demanda atenção dentro do marketing de conteúdo, por isso você pode iniciar, contando uma história com elementos que fazem parte da rotina do seu cliente ideal.
Pode definir uma ideia ou situação. Pode ainda fazer uma comparação social ou histórica.
Pode fazer várias perguntas (desde que responda ao longo do texto).
Enumerar informações relevantes com o que irá discorrer no texto.
Caracterizar espaços, como lugares e épocas.
Resumir, como um compilado, geral de tudo que você irá abordar no seu conteúdo.
O que é introdução?
Um resumo com partes importantes e úteis sobre o assunto que vai ser tratado.
O parágrafo introdutório é fundamental, precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
Pontos básicos de uma introdução
Segundo Laís Bolina, analista de marketing da Rock Content, existe um checklist onde você pode conferir se atendeu todos os pontos necessários para uma introdução:
- Texto breve: essa introdução tem 93 palavras, menos de 10% do que terá o texto;
- Linguagem: informal e direta, apropriada à persona, para gerar identificação e engajamento;
- Tema e objetivo: não precisamos falar de 200 tipos de doce; o foco está na escolha dos melhores churros;
- Escaneabilidade: destaque para a informação mais importante, que deve despertar a curiosidade do leitor;
- Contexto: uma breve explicação sobre o que são churros, para aguçar a curiosidade do leitor e mostrar conhecimento sobre o assunto;
- Informação relevante e que instiga o leitor, sem entregar o ouro: “vão muito além do preço e da proximidade” — o texto vai levá-lo a conhecer informações que fogem do óbvio.
Entenda que a introdução faz parte da produção de conteúdo como um todo. Ademais, é uma estratégia primordial dentro do marketing de conteúdo, muito poderosa para atrair e converter clientes.
Estratégia anda de mãos dadas com os negócios!
Um pensamento em “Como criar uma introdução bombástica?”