Planejamento e gestão de conteúdos, nessa era cada vez mais digital, é um divisor de águas para negócios que buscam se destacar com qualidade e assertividade.
O planejamento é responsável por decidir o que está sendo promovido, para quem e quais são os objetivos desta promoção. E a gestão é o que garante que isso seja feito com sucesso.
Segundo Rafael Rez, fundador da Web Estratégica Consultoria e da Nova Escola de Marketing, os maiores desafios são:
- Os consumidores estão cada vez mais “vacinados” contra e-Books e downloads, fugindo das ofertas mais tradicionais;
- As empresas estão muito focadas no curto prazo, precisando de resultados rápidos, enquanto uma estratégia de conteúdo leva mais tempo para surtir efeito e trazer números;
- Vivemos em uma época com muita tecnologia envolvida nas ações de marketing, o que aumenta constantemente a complexidade do ambiente digital;
- Por fim, muitas empresas querem estratégias completíssimas, o “premium gourmet”, mas não se preocupam em garantir o básico bem feito.
6 etapas para seguir no planejamento e gestão de conteúdos
1. Estratégia e objetivos
É preciso saber o caminho que se quer seguir com a estratégia de marketing, e para isso a técnica SMART é ótima para ser aplicada no negócio para trazer clareza do produto ou serviço e como a comunicação será um pilar para que as vendas aconteçam.
2. Público real
Entender qual é o público e quais são suas necessidades é fundamental para ter um planejamento e gestão alinhados com o que essas pessoas buscam.
Lembre-se que as marcas que querem falar para todo mundo, acabam não falando com ninguém.
3. Jornada do cliente
Nessa etapa, é preciso saber qual a jornada que o seu público precisa percorrer para chegar na oferta do seu produto ou serviço e realmente efetivar a compra.
Por isso, faça um levantamento e, se preciso, converse com quem já comprou do negócio para entender o que influencia na decisão de compra e quais os caminhos que percorreu até chegar na venda.
4. Produção de conteúdos
O seu conteúdo precisa ser de qualidade e de valor para o público, por isso quanto mais clareza tiver das necessidades, melhor será a sua produção de conteúdos, independente do formato.
Para que isso aconteça:
- Liste ideias e temas;
- Selecione os melhores formatos;
- Defina os canais de compartilhamento;
- Desenvolva o conteúdo com clareza e objetividade;
- Tenha uma comunicação humanizada;
- Use CTAs (call to action) estratégicas.
Lembre-se que todos buscamos resolver problemas e desafios encontrados, por isso o seu conteúdo precisa mostrar benefícios e ajudar nesse processo de resolução.
5. Calendário Editorial
Você precisa organizar seus conteúdos, para poder produzir. Tenha foco total na qualidade e deixe a quantidade de lado, para que consiga realmente produzir algo de valor e relevante para o público.
6. Mensure resultados
Nenhuma estratégia de planejamento e gestão de conteúdo é válida, se você não mensurar os resultados.
Para isso, crie uma planilha simples, ou use ferramentas disponíveis, para computar os dados como por exemplo: conversões, engajamento, pedidos de proposta, ou envio de produtos disponíveis para avaliar como o conteúdo está guiando o público para realizar a compra.
Constante evolução para funcionar no planejamento e gestão de conteúdos
O planejamento e a gestão de conteúdo precisam ser flexíveis e ser baseados nos dados das análises, para que realmente consiga impulsionar os resultados. Dessa forma, estar em constante evolução é fundamental para que funcione no negócio e realmente tenha um marketing de conteúdo bem-sucedido.