O planejamento de marketing digital é uma etapa da estratégia que determina ações para serem realizadas nos canais digitais da empresa. Envolve a divulgação da marca, produto, serviço e tudo que for trazer relevância para o público para que ele tome a decisão de comprar.
Como fazer um planejamento de marketing digital?
Para elaborar o planejamento, é preciso fazer:
- Pesquisa: traçar objetivos e oportunidades de mercado para saber quais as ações que trarão resultados;
- Plano de ação: desenhar quais serão os canais a serem trabalhados, para que os objetivos se concretizem;
- Redes sociais: com os canais selecionados, é preciso avaliar qual tipo de conteúdo se encaixa com cada um deles e ter uma linguagem adequada;
- Cronograma: montar um cronograma para distribuir conteúdos online de acordo com o perfil do público e o segmento do negócio;
- Monitoramento: acompanhar os resultados, seja no site, redes sociais, compra de produtos para que consiga avaliar se as ações estão realmente trazendo resultados.
5 erros que destroem a estratégia
Muitas empresas, independente do tamanho, cometem esses erros na hora de colocar em prática o planejamento de marketing digital e separei para que você possa evitar.
1. Ignorar o público-alvo
Uma empresa não vende para si mesmo, por isso é preciso definir o público e falar conforme as necessidades e transformações que buscam.
Uma comunicação eficiente não é para todo mundo e sim para um tipo de consumidor, que realmente está interessado no conteúdo e no produto ou serviço que a empresa vende.
2. Apostar em somente um caminho
Nunca deposite os ovos em uma cesta só, você deve avaliar quais são os canais de comunicação que o seu público usa e com isso criar conteúdo voltado para os benefícios que ele busca.
O grande segredo é planejar um conteúdo para cada canal que você pode falar com essas pessoas e divulgar seu posicionamento, vantagens e transformações.
Você precisa fazer com que eles desejem o seu produto.
3. Ter frequência de postagens e conteúdos
Nada adianta produzir conteúdo e compartilhar quando bem entender. Considere a frequência dentro da estratégia para organizar a sua comunicação com inteligência e também quando eles terão maior alcance com seus consumidores.
4. Deixar de lado os resultados
Toda ação precisa ser medida e acompanhada, no digital não é diferente. Por isso, dentro do seu planejamento de marketing digital você precisa mensurar os resultados sem achismos, dando relevância aos dados.
São métricas que permitem que você acompanhe o alcance, engajamento, retorno de um investimento, taxas de conversão, interação e outras para avaliar se as ações estão sendo positivas para o negócio.
5. Não ter objetivos relacionados ao mercado
Suas metas precisam ser claras dentro do seu planejamento de marketing, por isso avalie o mercado, faça uma pesquisa e analise sua concorrência para identificar oportunidades para sua comunicação.
Tenha um plano de marketing digital eficiente
Para ter um plano de marketing eficiente, seja realista com o negócio e considere as variáveis dos concorrentes, da economia, do mercado interno e externo que podem afetar suas estratégias.
Quando uma empresa ignora o mercado, ela deixa de explorar possibilidades do marketing digital que poderiam trazer ótimos resultados, como as que imitam outras marcas sem analisar o próprio negócio, assim, estão jogando tempo e dinheiro no lixo, porque não consideram todos os pontos importantes do público e claro, da própria empresa.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.